Call us now:
Como cadastrar no Bolsa Família – O programa de redistribuição de renda se volta às famílias que possuem renda per capita (por pessoa) de até R$ 218. Portanto, quem se enquadra nesta limitação pode receber o benefício.
Para isso, contudo, é necessário fazer um cadastro e, depois, aguardar a seleção na condição de beneficiário. Veja como funciona o processo aqui, no Guia do Ex-Negativado, e conheça as regras para se manter no programa.
Como cadastrar a família no Bolsa Família?
Para receber o benefício, as famílias que se enquadram nas regras do programa devem possuir uma inscrição no Cadastro Único. O responsável por fazê-la é o CRAS, o Centro de Referência e Assistência Social. Ele está presente em todos os municípios brasileiros.
Portanto, para fazer o cadastro é preciso ir até a unidade do CRAS do seu município de residência. A família deve ter um representante com idade mínima de 18 anos que, segundo a lei, preferencialmente deve ser mulher.
Para cadastrar o grupo familiar no Bolsa Família, o representante deve apresentar seu CPF ou título de eleitor. Além disso, deverá apresentar, de cada membro da família que reside conjuntamente, um destes documentos:
- Certidão de Nascimento;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão de Casamento;
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- Carteira de Trabalho;
- CPF ou;
- Título de Eleitor.
Por fim, saiba que para cadastrar a família no Bolsa Família não é necessário apresentar um comprovante de endereço, ainda que ele possa ser útil. Assim, caso você tenha um à disposição, não deixe de levá-lo no momento do atendimento no CRAS.
Quando começa o pagamento do Bolsa Família?
Após fazer a inscrição no CadÚnico a família deve aguardar o processamento dos dados e a seleção para fazer parte do programa de distribuição de renda, conforme ocorrer a abertura de vagas para beneficiários.
Em outras palavras, é importante ter em mente que após cadastrar a família no Bolsa Família ela não o recebe automaticamente. Porém, é possível acompanhar a seleção pelo app Bolsa Família e, também, pelo telefone 111.
Como garantir a continuidade do pagamento do Bolsa Família?
Mesmo os grupos familiares que forem selecionados para fazerem parte do programa após se cadastrar no Bolsa Família precisam cumprir regras para manter o benefício. São elas:
- Atualização das informações do CadÚnico a cada dois anos e, também, sempre que houve uma mudança nos dados (constituição familiar, endereço, renda, etc.);
- Frequência escolar mínima para crianças e adolescentes;
- Realização das vacinas previstas no programa de imunização nacional.
Ainda tem dúvidas sobre o programa? Neste caso, acesse o App do Guia. Nele você encontra tudo sobre o Bolsa Família e outros benefícios sociais e trabalhistas!