Como desbloquear conta salário bloqueada judicialmente

Como desbloquear conta salário bloqueada judicialmente? Deparar-se com o bloqueio da remuneração no início do mês é de causar arrepios.

Afinal, os proventos se voltam à manutenção de despesas básicas do dia a dia, bem como à quitação de dívidas contratadas e que fazem parte do orçamento.

Neste sentido, o que fazer em caso de bloqueio? Não há proteção ao salário? Como promover o desbloqueio? Isso e muito mais você encontra no Guia do Ex-Negativado, confira.

O que fazer diante de conta salário bloqueada judicialmente?

Ao se deparar com a indicação de um bloqueio no extrato de sua conta, primeiramente é necessário saber a origem dele.

Um dos motivos é o bloqueio feito pelo próprio banco, que pode ter a indicação de “preventivo”. Outro é o judicial.

Na primeira situação, será necessário buscar o banco para solucionar a situação e requerer o desbloqueio da conta salário bloqueada.

Já no caso do bloqueio judicial você precisará entender qual foi a ação que levou à situação. Geralmente são ações de cobrança já em fase de execução.

Como desbloquear conta salário bloqueada judicialmente

Para isso, é imprescindível buscar auxílio de um advogado. Ele poderá analisar a situação e atuar de modo a solicitar o desbloqueio dos valores junto à Justiça.

Uma vez que o bloqueio decorreu de decisão judicial, o desbloqueio também depende dela. Por isso, não é possível solucionar a situação diretamente com o banco.

Afinal, o salário pode ser bloqueado?

Não. A lei protege o salário contra bloqueios, pois ele corresponde a uma parcela de natureza alimentar, que se volta à subsistência dos trabalhadores e de seus dependentes financeiros.

Todavia, muitas vezes o sistema responsável por solicitar os bloqueios não distingue contas salário de outros tipos. Igualmente, não faz distinção entre a origem dos valores.

Desse modo, é possível que ocorra o bloqueio de conta salário judicialmente.

Neste caso, será necessário demonstrar que se trata de uma conta destinada ao recebimento da remuneração.

Portanto, como se percebe, apesar da lei proteger o salário, é bom entender que, devido às regras do sistema financeiro e da justiça, é essencial ficar atento para garantir que a segurança do seu salário seja sempre respeitada.

Veja também:

Deixe um comentário