Como emitir nota fiscal de MEI de modo gratuito? Aprenda

09/02/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda como se cadastrar e como fazer para emitir nota fiscal para MEI de modo gratuito no portal federal válido para todo o país.

Publicidade

Quem é MEI pode emitir nota fiscal de modo gratuito, sem precisar pagar nada por isso. A emissão da nota é obrigatória, diante da prestação de serviços ou da venda de produtos para outras empresas. Por outro lado, é opcional quando o cliente for pessoa física.

Atualmente a emissão ocorre em um portal digital, disponível em site e aplicativo, que pertence ao governo federal.

Ele surgiu no ano passado e unificou a maneira de expedição de notas, que até então poderia ocorrer nos sites das prefeituras.

O procedimento para gerar a nota é fácil e rápido. Ele apenas exige um cadastro inicial. Continua lendo e confira o passo a passo de como se cadastrar e como emitir o documento.

Leia também:

Como se cadastrar para emitir nota fiscal de MEI?

Antes de gerar notas fiscais o microempreendedor precisa fazer um cadastro no Portal Nacional de emissão de NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) e configurar sua conta.

Veja o passo a passo para isso:

  • Acesse o Portal pelo site ou aplicativo (Android ou iOS) para celular;
  • Em seguida, clique em “Fazer primeiro acesso”;
  • Então, preencha seus dados;
  • Caso você tenha declarado Imposto de Renda como pessoa física nos últimos dois anos, precisará informar o número dos recibos correspondentes;
  • Informe seu endereço de e-mail e cadastre uma senha;
  • No seu e-mail, verifique o código recebido e informe-o no portal;
  • Acesse o portal, agora com CPF ou CNPJ e senha;
  • Clique no ícone de configurações (em formato de roldana);
  • Informe o e-mail e o número de telefone que serão usados para emitir a nota fiscal pelo MEI de modo gratuito;
  • Selecione, no final da página, a opção “Não informar nenhum valor estimado para os tributos” e confirme;
  • Cadastre os serviços favoritos. Isto é, aqueles que são prestados na condição de MEI. Para isso, selecione o ícone de estrela > “Novo serviço favorito” e informe os dados (apelido e código de tributação).

Uma observação que vale a pena ser feita é que, pelo aplicativo, há muita reclamação por parte dos empreendedores que tentaram acesso.

Inclusive, tanto no Android como iOS, a classificação dada pelos usuários é bem baixa.

Como emitir nota fiscal do MEI de modo gratuito?

Após o cadastro inicial o MEI pode gerar as notas para seus clientes.

Para isso, de acordo com informações do governo, é viável utilizar tanto o aplicativo NFS-e Mobile quanto o Portal Nacional de emissão de NFS-e.

Em ambos os casos será necessário usar o login e a senha cadastrados anteriormente, conforme passo a passo acima.

Igualmente, nos dois canais basta clicar no ícone “Emitir NFS-e”, informar o serviço prestado (de acordo com o cadastro de favoritos), informar o CNPJ ou CPF do cliente e o valor da operação.

Por fim, o MEI deverá selecionar “emitir NFS-e” para obter a nota fiscal de modo gratuito.

Confira ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça