Quem fez o Cadastro Único tem como fazer o acompanhamento do Bolsa Família sem sair de casa e, assim, conferir se já faz parte do programa.
Aliás, mesmo quem já recebe repasses do auxílio assistencial também pode acompanhá-lo. Com isso, pode ficar a par dos valores e datas de pagamento, bem como da situação do benefício.
Para isso, existem diversos canais de atendimento, tanto online quanto pelo telefone. Veja no Guia do Ex-Negativado quais são eles e como utilizá-los.
Como fazer o acompanhamento do Bolsa Família?
Quem se inscreveu no programa ou já faz parte dele pode acompanhá-lo em diferentes canais para ficar por dentro de novidades do Bolsa Família e de seus detalhes, como valores e datas.
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Aplicativo Bolsa Família
Um dos principais canais para fazer o acompanhamento do Bolsa Família é o aplicativo do programa. Nele é possível conferir valores, datas, bem como mensagens de convocação para atualização de dados.
App Caixa Tem
Uma vez que os pagamentos do Bolsa Família ocorrem pelo Caixa Tem, é possível usar o aplicativo para acompanhar o programa. Após o login, clique em “Extrato” > “Lançamentos Futuros”.
Desse modo, caso haja uma indicação de previsão de pagamentos, é possível que eles se refiram ao programa assistencial de redistribuição de renda.
Portal Cidadão
O site Portal Cidadão reúne informações de diferentes programas cujos pagamentos são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, inclusive do Bolsa Família.
Telefones de atendimento do Bolsa Família
Por fim, também é possível usar os canais de atendimento telefônico para fazer o acompanhamento do Bolsa Família. Veja aqueles que estão disponíveis para ligações gratuitas:
- Ministério do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003;
- Central de atendimento da Caixa Econômica: 111;
- Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800 726 0207;
- Telefone Bolsa Família: 121.
Quanto tempo demora para ser contemplado pelo Bolsa Família?
Não existe um período específico para a liberação. De modo geral, a contemplação demoraria de 30 a 60 dias, mas é possível que ela chegue a 90 dias ou mais.
Isso decorre das filas do programa, bem como da falta de recursos para abarcar a todos que fazem jus aos pagamentos. Além disso, há prioridade para famílias em situação de extrema pobreza.
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O aplicativo para acompanhamento do Bolsa Família está indisponível, o que isso significa?
Nas últimas semanas diversos beneficiários relataram dificuldades em acessar o aplicativo do programa. De acordo com eles, o app apresentou mensagens como “Dados não disponíveis para consulta”.
Todavia, isso não significa que houve alteração no programa, como exclusão da família ou diminuição do dinheiro a ela repassado mensalmente.
Na verdade, trata-se apenas de um problema no sistema. Enquanto ele persistir, basta usar os outros canais acima citados para fazer o acompanhamento do Bolsa Família.