Como financiar um apartamento pela Caixa? – Maior banco público brasileiro, a Caixa Econômica Federal também é uma das referências quando falamos em financiamento de imóveis.
A Caixa possui diferentes modalidades de financiamento habitacional (TR, no IPCA, na Poupança Caixa ou com taxa fixa), seja para imóvel novo, usado ou terreno para construção.
Cada modalidade possui suas próprias características, mas a forma de conseguir o financiamento é a mesma para todas elas.
Mas e quando falamos sobre a compra de um apartamento financiado pela Caixa, como funciona? É sobre isso que trataremos no tópico a seguir. Confira!
Como financiar um apartamento pela Caixa?
A Caixa possui agências físicas espalhadas por todas as partes do Brasil, mas também disponibiliza o site oficial para quem deseja agilizar o início do processo sem precisar sair de casa.
Os passos para conseguir financiar um apartamento pela Caixa são os seguintes:
Simulação e análise de crédito
No site destacado acima, é possível utilizar o simulador de financiamento habitacional disponibilizado para ter uma ideia de quanto você poderá financiar e qual será o valor das prestações.
Após enviar a simulação, será necessário passar por uma análise de crédito pela Caixa para determinar sua capacidade de pagamento e elegibilidade para o financiamento.
Na análise de crédito, a Caixa avalia diversos fatores para determinar a capacidade de pagamento e a confiabilidade do solicitante em cumprir com as obrigações financeiras, como o histórico de crédito, renda, capacidade de pagamento, emprego, residência e o valor do financiamento em relação ao valor do imóvel.
Avaliação do imóvel
Caso tenha recebido aprovação na análise de crédito, a Caixa agendará um horário para realizar a avaliação do imóvel e determinar seu valor de mercado.
Esse passo é fundamental para garantir que o valor do financiamento seja adequado ao valor do imóvel que se deseja.
Documentação e assinatura
Após a aprovação da análise de crédito e avaliação do imóvel, você precisará providenciar a documentação necessária para o financiamento.
Isso inclui documentos pessoais, comprovante de renda, comprovante de estado civil, entre outros.
Somente a partir desse passo o comprador precisará comparecer presencialmente a uma agência da Caixa, para a assinatura do contrato – que deverá ser registrado no cartório de imóveis para liberação do crédito.
Esse contrato incluirá informações sobre o valor do financiamento, a taxa de juros, o prazo do financiamento e outras condições relevantes. Leia atentamente e só assine caso esteja de acordo com todos os pontos.
Como pagar financiamento da Caixa
Depois da assinatura do contrato, começa a etapa de pagamentos mensais ao longo do prazo do financiamento.
Esses pagamentos incluem, como em qualquer contrato de crédito, o valor total do apartamento e os juros acordados.
A forma de pagamento será por meio de boletos mensais, dos quais o comprador poderá antecipar quantas parcelas bem entender caso queira reduzir o tempo do financiamento por conta própria.
Os boletos de pagamento, junto a todos os detalhes sobre o contrato, podem ser consultados através do Internet Banking Caixa (site oficial da Caixa), ou app Habitação Caixa, podendo amortizar o saldo devedor com algum valor extra, ou solicitar uma pausa no pagamento das prestações.
Saiba também: