Obter a Carteira de Trabalho Digital é importante para que os trabalhadores possam acompanhar informações empregatícias e acessar benefícios. Ela serve como documento de identificação de empregados para fins trabalhistas.
O documento físico foi utilizado ao longo de décadas em todo o Brasil. Há poucos anos ele foi substituído pela versão digital, que apresenta vantagens por não permitir rasuras ou extravios de dados.
Todos os trabalhadores que tenham ou não vínculos de emprego ativos podem obter o documento. Confira como acessá-lo e veja quando é possível usá-lo como documento de identificação.
Leia também:
- Consultar Pis/Pasep: trabalhador já pode saber quanto vai receber em 2024
- Tem como tirar passaporte online? Qual o valor do documento? As respostas que precisa
Para que serve e como obter a Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho Digital substitui a versão física do documento desde setembro de 2019. Ela serve para registrar informações sobre os vínculos de emprego que alguém já teve ou que possui.
Nela estão presentes inúmeros dados. Por exemplo, sobre os salários, tempo de vínculo de emprego, gozo de férias, mudanças de cargo e outras informações relevantes.
O documento fica disponível em um aplicativo de mesmo nome. Ele, aliás, serve para a solicitação de benefícios como o seguro-desemprego, bem como para o acompanhamento do abono salarial.
Obter a Carteira de Trabalho Digital
O processo de obtenção do documento digital ocorre de forma 100% online e gratuito. Por isso, dispensa deslocamentos e gastos.
Para emitir o documento digital de trabalho basta seguir esse passo a passo:
- Acesse o portal Gov.br exclusivo para a Carteira de Trabalho;
- Clique em “Iniciar”, disposto à direita da página;
- Então, clique em “Entrar com Gov.br”. Caso você já tenha um cadastro, faça login com CPF e senha. Em caso contrário, clique na opção para se cadastrar (“Crie sua conta”);
- Após acessar o portal, clique em “Carteira de Trabalho Digital” e acesse o documento.
Após obter a Carteira de Trabalho Digital é possível acessá-la pelo aplicativo.
Ele fica disponível para download gratuito no Google Play e na App Store.
A Carteira de Trabalho Digital serve como documento de identificação?
Não, de acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Embora ela seja importante para vínculos de empego, somente identifica uma pessoa para fins exclusivos de trabalho.
Por isso, ela não pode ser utilizada para a identificação civil. Esse motivo também faz com que o documento seja imprestável para as viagens internacionais, que exigem RG para locais que dispensam o passaporte – como é o caso dos países que fazem parte do Mercosul – e passaporte para os demais.
Confira ainda: