Como pedir demissão por motivos pessoais: existe demissão imediata? Entenda

Como pedir demissão por motivos pessoais? Muitos trabalhadores têm receios em comunicar o desejo de dar fim ao contrato de trabalho, especialmente quando se deseja deixar o emprego imediatamente.

Mas será que é possível pedir demissão imediata? O Guia do Ex-Negativado ajuda você com essa questão, hoje. Saiba a resposta, os trâmites e os direitos que se garantem ao trabalhador.

Como pedir demissão por motivos pessoais?

Primeiramente, cabe ressaltar que o pedido de demissão não precisa ser motivado. Isto é, o trabalhador não possui qualquer obrigação de justificar o desejo de dar fim ao contrato de trabalho.

O pedido de demissão requer apenas a apresentação de uma carta informando à empresa o desejo de encerrar o vínculo. Ela deve ser escrita à mão e deve conter a assinatura do trabalhador.

Existe demissão imediata?

Sim, existe. Contudo, neste caso, o trabalhador deixará de cumprir o aviso prévio. No caso do pedido de demissão, ele é um direito do empregador. Por isso, ele que determina se o exigirá ou não.

O que acontece se o empregador exigir o cumprimento de aviso prévio?

Caso o trabalhador deseje deixar o emprego imediatamente, neste caso o valor correspondente ao tempo de aviso (1 salário) poderá ser descontado das demais verbas rescisórias.

Neste caso, portanto, pode ser interessante que o trabalhador converse, antes, com seu empregador ou responsável pelo setor. Assim, relate o motivo da necessidade de suspender imediatamente a prestação de serviços.

Por exemplo, isso é comum no caso de obtenção de novo emprego. Ou por questões de saúde que envolvam a família do trabalhador. A dica é adicionar, à carta de demissão, o pedido de dispensa do aviso prévio.

Entretanto, o empregador não tem obrigação de aceitá-lo. Portanto, negociar a rescisão é sempre o melhor caminho.

Quero pedir demissão por motivos pessoais; quais são os meus direitos?

Ao pedir demissão, o trabalhador tem direito a receber as seguintes verbas rescisórias:

  • Saldo de salário;
  • 13° salário proporcional;
  • Férias vencidas e proporcionais com adicional de 1/3.

Por outro lado, o pedido de demissão não dá direito ao trabalhador de fazer o saque do Fundo de Garantia e de obter as guias para solicitação de seguro-desemprego.

Quer planejar seus próximos passos? Então conheça o App do Guia

O App do Guia é uma novidade que ajuda você a planejar seu futuro e fazer melhores escolhas financeiras. Nele você encontra, de forma gratuita, uma série de recursos, tais como:

  • Planilha de despesas;
  • Simulador de empréstimos e de financiamentos;
  • Opções de cartões de crédito;
  • Dicas de investimento;
  • Notícias do mundo financeiro;
  • Respostas às principais dúvidas dos direitos do trabalhador e muito mais!

Por isso, baixe-o agora mesmo e veja como planejar o seu futuro é a melhor escolha!

Deixe um comentário