Como ver o resultado do requerimento de auxílio-doença e seus prazos

30/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O resultado do requerimento de auxílio doença indica se o trabalhador receberá o benefício. Veja como consultá-lo, prazos e direitos.

Publicidade

O resultado do requerimento de auxílio-doença é importante por determinar se um segurado da Previdência Social poderá ou não contar com apoio financeiro do INSS e se afastar de suas atividades.

O requerimento é online, assim como a consulta ao seu resultado. Todavia, ele possui prazos e alguns trâmites específicos, tais como a aplicabilidade da perícia e sua divulgação.

Como saber se meu requerimento de auxílio-doença foi aprovado?

Para isso é possível acompanhar os canais de atendimento do INSS, tais como o portal Meu INSS (aplicativo e site) e o telefone 135.

Além disso, saiba que a Previdência Social envia ao solicitante a Carta de Concessão. Este é o documento oficial que o informa quanto à aprovação do benefício solicitado.

Quantos dias demora para sair resultado da perícia do INSS?

De acordo com as normas previdenciárias, o resultado deve ficar disponível no mesmo dia em que a perícia médica ocorrer. Por isso, é possível saber o resultado do requerimento de auxílio doença rapidamente.

Como ver o resultado da perícia do INSS?

A consulta ao resultado da perícia do INSS pode ser feito no mesmo canal em que ocorre o requerimento de benefício: no Meu INSS.

Ali estão informações completas sobre o segurado do INSS, seus requerimentos e seus status ou resultados. Portanto, nele é possível consultar o resultado da perícia do INSS pelo CPF.

O resultado da perícia fica disponível até às 21 horas do mesmo dia em que o procedimento médico ocorrer.

Encontrar o resultado é bastante simples. Siga esses passos:

  • Acesse o Meu INSS pelo portal para web ou pelo aplicativo para celular;
  • Então, faça login com o número do CPF e a senha Gov.br;
  • Em seguida, clique em “Outros serviços” > “Resultado do benefício por incapacidade”.

Aliás, mesmo quem optou pelo auxílio doença sem perícia pode conferir o resultado do requerimento neste mesmo lugar.

Como funciona o auxílio-doença sem perícia do INSS?

Nem sempre o resultado da perícia do INSS será necessário para a obtenção do auxílio doença. Afinal, atualmente está em vigor a modalidade que permite acesso ao benefício sem o procedimento.

Ou seja, é possível acessar o auxílio doença mesmo sem passar por perícia. Nesta hipótese, o resultado do requerimento depende apenas da análise documental.

Dentre os documentos importantes para obter o auxílio doença sem perícia estão:

  • Atestado e laudo médico;
  • Exames;
  • Receituário.

Além disso, eles deverão indicar a classificação da doença (CID), os dados do trabalhador e do médico, bem como o prazo necessário para a recuperação do cidadão.

É possível receber o benefício sem perícia por até 6 meses. Não é possível prorrogá-lo apenas pela análise documental, de modo que a continuidade do auxílio depende de novo requerimento e perícia.

Quanto tempo demora para receber o resultado do auxílio-doença?

A princípio o INSS possui 45 dias, após a perícia, para dar resposta ao requerimento de auxílio doença.

Porém, em razão das filas, a espera costuma ser superior a este prazo.

Além disso, este é o prazo que se aplica quando a perícia é necessária. Quando houver dispensa dela, o INSS tem 30 dias para concluir a análise documental do benefício.

O que acontece quando o INSS demora para analisar um requerimento?

Caso a concessão do benefício após o resultado da perícia do INSS não ocorra em até 45 dias do procedimento médico, a Previdência Social estará em atraso.

Portanto, o segurado tem o direito de exigir o cumprimento dos prazos de concessão do benefício. Para isso, pode ajuizar uma ação, como um mandado de segurança, na Justiça Federal.

O que significa acerto pós-perícia?

Quando o requerimento de auxílio-doença ocorrer de modo a exigir a perícia médica, é possível que o trabalhador se depare, após o procedimento, com a informação “acerto pós-perícia”.

Isso significa que o perito necessita de informações ou documentos complementares para que possa dar uma resposta embasada à solicitação do benefício.

Desse modo, cabe ao cidadão que requereu o auxílio doença apresentar os dados e/ou documentos faltantes. Somente depois disso o perito poderá concluir a análise do caso e dar resposta à solicitação.

O que fazer se o resultado do requerimento de auxílio-doença der negativo?

Neste caso, cabe ao solicitante recorrer. No caso do pedido de benefício com perícia, o recurso pode ser administrativo e apresentado ao próprio INSS.

Caso haja uma nova recusa, o segurado da Previdência Social tem o direito de recorrer novamente.

Contudo, neste momento a via será judicial e exigirá o ajuizamento de uma ação na Justiça Federal.

Por outro lado, a recusa do requerimento de benefício sem perícia somente acontece quando os documentos forem insuficientes ou carentes de informações para a concessão.

Nesta hipótese, o próprio sistema notificará o solicitante. Ele terá, então, que agendar uma perícia médica que será a responsável por analisar o cabimento do requerimento de auxílio doença.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa