Concurso Ministério da Agricultura: salários de até R$ 22 mil e 520 Vagas Previstas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está se preparando para o lançamento de concurso público. Marcando seu retorno, portanto, após uma pausa desde 2017. Uma comissão especial foi confirmada para traçar os critérios de preenchimento das 520 vagas disponíveis, abrangendo níveis médio, técnico e superior.

A iniciativa pode representar uma significativa oportunidade, para aqueles que buscam ingressar no serviço público em diferentes áreas de atuação.

Sobre o concurso

A iniciativa encontra respaldo nas Portarias MGI nº 2.847 e 2.761, emitidas pelo Ministério de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos no mês de junho deste ano.

O cronograma para a divulgação do aguardado edital completo está planejado para o mês de dezembro, uma notícia ansiosamente aguardada por aqueles que almejam cargos públicos e por entusiastas da área.

Normalmente, informações cruciais e detalhes relevantes estarão minuciosamente delineados no edital. Nesse mesmo contexto, as datas para as avaliações serão definidas.

O edital também abordará aspectos essenciais, incluindo a opção de formação de um cadastro reserva e outros detalhes relevantes.

Cargos e campos de atuação

Os candidatos terão um período adequado para se preparar, com o anúncio das datas das avaliações e a identificação dos locais de realização dos exames.

Entre as diversas vagas disponíveis, destacam-se cargos como agente de atividades agropecuárias e agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal.

Além disso, como dito de início, há oportunidades em níveis técnicos e superiores, como técnico de laboratório, auditor-fiscal federal agropecuário, analista em ciência e tecnologia, e tecnologista.

Os campos de atuação abrangem tanto o Ministério da Agricultura e Pecuária quanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), proporcionando aos candidatos qualificados uma ampla gama de opções.

Segundo os organizadores, a distribuição das vagas foi cuidadosamente planejada para atender às necessidades específicas dos setores, considerando suas diversas áreas de atuação e as demandas atuais.

Atratividade salarial

No contexto do certame destaca-se a atratividade salarial, especialmente para aqueles com nível superior, com a possibilidade de remuneração ultrapassando os R$ 22 mil.

Vale relembrar que o último concurso realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária ocorreu em 2017, com uma oferta atrativa de 300 vagas para o cargo de Auditor-Fiscal Agropecuário.

Naquela época, resultou em uma participação excepcional de mais de 19 mil inscrições.

Esse feito reafirma o interesse e a expectativa para os concursos promovidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Leia mais:

Deixe um comentário