Call us now:
A consulta de situação de benefício solicitado ao INSS pode ser feita de formas simples, sem a necessidade de atuação de terceiros. Para isso, a Previdência Social disponibiliza um portal que está repleto de informações importantes para os segurados.
Desse modo, é possível encontrar dados sobre a tramitação do pedido, assim como o resultado de eventual perícia médica, quando necessária. Além disso, quem já obteve o benefício pode acompanhar a liberação dele e obter extratos de pagamento.
Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como usar o portal do INSS para consultar informações do benefício. Desse modo, saiba qual é a situação da sua solicitação e acompanhe-a.
Como fazer a consulta da situação do benefício do INSS?
Isso é bastante simples. Basta acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, que funciona como o portal de atendimento da Previdência Social para a população brasileira. Para tanto, basta seguir esse passo a passo:
- Primeiramente, entre no Meu INSS (site ou app);
- Logo depois, realize o login com o número do seu CPF e a senha de cadastro;
- Na página inicial, clique em “Consultar Pedidos”. Encontre a solicitação cujo resultado quer saber e clique em “Detalhar”.
Possíveis resultados à consulta da situação do benefício do INSS
São três possíveis resultados: habilitado, para caso de pedido ainda em análise; deferido, para o caso de concessão; indeferido, que corresponde à negação do pedido.
Portanto, no primeiro caso você deve aguardar o término da tramitação. No segundo, houve deferimento do pedido. Dessa forma, aguarde a Carta de Concessão, cujo envio ocorre pelos Correios.
Já na terceira, por fim, houve indeferimento da solicitação. Aqui você tem a opção de entrar com um recurso administrativo, no próprio INSS, ou judicialmente, na Justiça Federal.
Quanto tempo demora a análise dos pedidos feitos ao INSS?
A princípio o INSS tem prazos que variam entre 30 e 90 dias para responder às solicitações. Veja:
- Aposentadoria (por idade, contribuição e especial): 90 dias;
- Aposentadoria por incapacidade permanente e auxílio-doença: 45 dias
- Auxílio-acidente, reclusão, pensão por morte: 60 dias;
- Salário-maternidade: 30 dias.
Porém, se na consulta à situação do benefício, mesmo após esse prazo, o pedido ainda estiver como “Habilitado”, não se preocupe.
Em razão das grandes filas do INSS, é comum que ele extrapole o prazo. Neste caso, é possível entrar com uma ação na Justiça para forçar a concessão do resultado.
Leia também: Prova de vida do INSS 2023 pode ser feita online; siga o passo a passo simples e rápido
Saiba tudo sobre os benefícios do INSS, suas regras, prazos e valores com o App do Guia! Ele é gratuito e oferece, diariamente, informações sobre direitos e oportunidades financeiras. Por isso, faça o download e confira!