Call us now:
O CPF perdido ou roubado pode ser fonte de muitas dores de cabeça. Afinal, caso ele caia nas mãos erradas pode ser utilizado para fraudes, como compras e empréstimos em seu nome.
Portanto, ao perceber a falta de qualquer um dos seus documentos, é de extrema importância que você busque resolver a situação o mais rapidamente possível.
Confira no Guia do Ex-Negativado o que fazer diante deste cenário. Assim, garanta a proteção do seu nome e do seu CPF e não seja alvo de ações fraudulentas.
CPF perdido ou roubado: saiba o que fazer
As burocracias que envolvem a solicitação de segunda via de documentos, assim como a criação de registros sobre o extravio deles fazem muita gente postergar essas ações.
Todavia, isso pode trazer grandes riscos. Afinal, quanto mais você demorar para sinalizar a perda dos documentos, mais tempo criminosos têm para usá-los de modo ilegal.
Mas, então, o que fazer? A primeira coisa ao ter o CPF perdido ou roubado é registrar um boletim de ocorrência. Você pode fazê-lo sem sair de casa, pela internet.
Com isso, você já dá um sinal de que os documentos não estão em sua posse. Ou seja, em caso de contratação de empréstimo em seu nome, por exemplo, você pode comprovar que não foi você.
Outro cuidado que é bastante interessante ao notar que o seu CPF foi roubado ou está perdido é fazer um alerta no Serasa. O birô de crédito, então, passa a ser um aliado seu contra fraudes.
Afinal, caso alguém solicite crédito em seu nome, a empresa que recebeu a solicitação tomará conhecimento do fato, evitando a concessão do empréstimo.
Para isso, baixe este documento e, depois, preencha-o e o envie para para este link. Você pode optar pelo alerta provisório, de 30 dias, ou pelo permanente, de 5 anos.
Outros cuidados ao perder ou extraviar seu CPF
Ainda, saiba que caso o seu CPF esteja perdido ou roubado você pode conferir se ele não foi encontrado por alguém e entregue em uma agência dos Correios.
Os Correios possuem um link exclusivo para achados e perdidos. Para se ter noção, anualmente o site registra mais de 130 mil documentos. Portanto, veja se não é o seu caso.
Preciso tirar a segunda via do CPF?
O cartão azul do CPF não é mais emitido. Portanto, caso você o tenha perdido, saiba que é possível obter uma segunda via digital no site da Receita Federal. Basta preencher o formulário e pronto.
Além disso, hoje é comum que outros documentos tragam o número do CPF. Dentre eles estão a CNH, assim como a carteira de identidade (RG).