Call us now:
Depois de quanto tempo posso receber seguro desemprego novamente? O pagamento do auxílio para desempregados tem, como uma de suas principais regras, o tempo de prestação de serviços antes da solicitação.
Todavia, esse tempo varia de acordo com o número do pedido. Em outras palavras, se o trabalhador já solicitou e recebeu o benefício anteriormente. É por isso que não há uma só resposta, pois há necessidade de análise caso a caso.
Veja hoje, no Guia do Ex-Negativado, quanto tempo deve se passar entre um pedido de benefício de desemprego e o outro. Ainda, veja como ele se aplica e fique por dentro do que você precisa para recebê-lo!
Veja ainda:
- São exigidos quantos meses trabalhados para receber seguro desemprego? Prazos variam
- Quem tem direito a 6 parcelas do seguro-desemprego?
Depois de quanto tempo posso receber o seguro desemprego novamente?
O tempo necessário entre uma e outra solicitação depende de quantas vezes você já recebeu o benefício.
Contudo, saiba que sempre será preciso comprovar um novo período de trabalho com carteira assinada antes de um novo pedido.
Veja como funciona o tempo mínimo de trabalho de acordo com os pedidos do seguro já feitos:
- 1ª solicitação: 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses;
- 2ª solicitação: 9 meses de trabalho nos últimos 12 meses;
- 3ª solicitação e seguintes: 6 meses de trabalho nos últimos 6 meses.
Portanto, o tempo para quem teve o auxílio uma única vez poder receber o seguro desemprego novamente é de 9 meses de vínculo de emprego.
Esses 9 meses de labor devem estar dentro do período de 12 meses anteriores ao novo pedido.
Por outro lado, quem já recebeu o benefício por 2 vezes deverá somar novos 6 meses de trabalho para solicitar e obter o auxílio para desempregados.
O tempo de trabalho para receber o seguro desemprego deve ser consecutivo?
O requisito de tempo de trabalho para receber o seguro desemprego varia conforme o número de solicitações anteriores. Para o primeiro pedido, é necessário comprovar 12 meses de trabalho nos 18 meses que precedem a solicitação.
No segundo pedido, a exigência é de 9 meses de trabalho, não necessariamente consecutivos, dentro dos 12 meses anteriores ao requerimento.
Entretanto, a dinâmica muda na terceira solicitação e subsequentes. Neste caso, o trabalhador deve solicitá-lo depois do tempo de 6 meses de trabalho para receber o seguro desemprego novamente.
Contudo, este período de trabalho deve ser consecutivo.
Essa mudança reflete a necessidade de continuidade no emprego para acessar o benefício em solicitações posteriores.
Leia também: