Quem tem direito a 6 parcelas do seguro-desemprego?

30/11/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quem tem direito a 6 parcelas do seguro-desemprego e conheça o Projeto de Lei que visa aumentar o número de pagamentos do benefício.

Publicidade

Quem tem direito a 6 parcelas do seguro-desemprego? As buscas pelo tema têm aumentado na internet, especialmente em razão de projetos que pretendem aumentar o número de pagamentos do benefício.

O auxílio é destinado a trabalhadores desempregados que não contribuíram para sua própria demissão. Além disso, é necessário atender a outros critérios relacionados à renda e ao tempo de serviço.

O tempo de serviço é um fator crucial, pois influencia a quantidade de parcelas que cada trabalhador pode receber enquanto estiver desempregado.

Quanto mais tempo uma pessoa trabalhou, mais parcelas de auxílio ela pode receber durante o período em que estiver sem vínculo de emprego.

Essa medida visa proporcionar suporte financeiro proporcional à dedicação profissional anterior do indivíduo.

Quem tem direito a 6 parcelas do seguro-desemprego?

Embora as buscas sobre o tema tenham crescido nos últimos tempos, ninguém tem direito a seis parcelas do benefício.

Atualmente, o auxílio permite ao desempregado receber 3, 4 ou 5 parcelas. A determinação quanto ao número dependerá, sempre, do tempo de serviço.

A única exceção corresponde aos trabalhadores domésticos. De acordo com a lei que rege o seguro-desemprego, eles têm direito apenas a 3 pagamentos.

Como saber quantas parcelas do seguro-desemprego posso receber?

Quem tem direito ao seguro-desemprego pode descobrir o número de parcelas que tem direito a receber antes mesmo da aprovação do benefício.

Basta analisar o tempo de serviço formal mantido antes da solicitação do auxílio para desempregados:

  • Entre 6 e 12 meses: 3 parcelas;
  • Entre 12 e 24 meses: 4 parcelas;
  • 24 meses ou mais: 5 parcelas.

Portanto, ninguém tem direito a receber 6 parcelas do seguro-desemprego, mas é possível receber 5 delas em caso de manutenção de emprego por 2 anos.

Projeto de Lei amplia seguro-desemprego para 8 parcelas

Atualmente tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que visa aumentar o número máximo de parcelas pagas para fins de seguro-desemprego.

O PL 2761/2022 prevê o pagamento de até 8 parcelas do benefício para trabalhadores que comprovarem emprego formal por pelo menos 24 meses ininterruptos.

Contudo, as 8 parcelas de seguro-desemprego seriam de direito apenas de quem possuir 50 anos ou mais na data da solicitação do benefício.

O PL ainda não passou por votação e aguarda análise pelas comissões legislativas. Em caso de aprovação, passará ao Senado Federal e, por fim, ao crivo presidencial.

Quem tem direito às parcelas do seguro-desemprego?

Atualmente somente é possível receber de 3 a 5 parcelas de seguro-desemprego. Para isso, o trabalhador precisa, necessariamente, cumprir com esses requisitos:

  • Desemprego decorrente de dispensa sem justa causa;
  • Ausência de renda, seja ela decorrente de vínculo de emprego, trabalho autônomo ou benefício do INSS. A única exceção corresponde à pensão por morte ou ao auxílio-acidente, que não impedem o acesso ao seguro;
  • Tempo mínimo de trabalho formal:
    • 1° seguro: 12 meses em um período de até 18 meses;
    • 2° seguro: 9 meses em um período de até 12 meses;
    • 3° seguro e seguintes: 6 meses imediatamente anteriores à solicitação.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça