,

Depois de quanto tempo posso receber seguro-desemprego novamente? Atenção aos prazos

19/12/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra depois de quanto tempo posso receber seguro desemprego novamente de acordo com o número da solicitação ao benefício.

Publicidade

Depois de quanto tempo posso receber seguro desemprego novamente? O pagamento do auxílio para desempregados tem, como uma de suas principais regras, o tempo de prestação de serviços antes da solicitação.

Todavia, esse tempo varia de acordo com o número do pedido. Em outras palavras, se o trabalhador já solicitou e recebeu o benefício anteriormente. É por isso que não há uma só resposta, pois há necessidade de análise caso a caso.

Veja hoje, no Guia do Ex-Negativado, quanto tempo deve se passar entre um pedido de benefício de desemprego e o outro. Ainda, veja como ele se aplica e fique por dentro do que você precisa para recebê-lo!

Veja ainda:

Depois de quanto tempo posso receber o seguro desemprego novamente?

O tempo necessário entre uma e outra solicitação depende de quantas vezes você já recebeu o benefício.

Contudo, saiba que sempre será preciso comprovar um novo período de trabalho com carteira assinada antes de um novo pedido.

Veja como funciona o tempo mínimo de trabalho de acordo com os pedidos do seguro já feitos:

  • 1ª solicitação: 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses;
  • 2ª solicitação: 9 meses de trabalho nos últimos 12 meses;
  • 3ª solicitação e seguintes: 6 meses de trabalho nos últimos 6 meses.

Portanto, o tempo para quem teve o auxílio uma única vez poder receber o seguro desemprego novamente é de 9 meses de vínculo de emprego.

Esses 9 meses de labor devem estar dentro do período de 12 meses anteriores ao novo pedido.

Por outro lado, quem já recebeu o benefício por 2 vezes deverá somar novos 6 meses de trabalho para solicitar e obter o auxílio para desempregados.

O tempo de trabalho para receber o seguro desemprego deve ser consecutivo?

O requisito de tempo de trabalho para receber o seguro desemprego varia conforme o número de solicitações anteriores. Para o primeiro pedido, é necessário comprovar 12 meses de trabalho nos 18 meses que precedem a solicitação.

No segundo pedido, a exigência é de 9 meses de trabalho, não necessariamente consecutivos, dentro dos 12 meses anteriores ao requerimento.

Entretanto, a dinâmica muda na terceira solicitação e subsequentes. Neste caso, o trabalhador deve solicitá-lo depois do tempo de 6 meses de trabalho para receber o seguro desemprego novamente.

Contudo, este período de trabalho deve ser consecutivo.

Essa mudança reflete a necessidade de continuidade no emprego para acessar o benefício em solicitações posteriores.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa