Call us now:

O Desenrola Fies corresponde a uma oportunidade de renegociação de dívidas decorrentes do financiamento do ensino superior particular.
Lançado no ano passado, ele dá aos estudantes com parcelas em atraso o direito de quitá-las com descontos e até mesmo perdão de juros.
A iniciativa busca auxiliar estudantes que se filiaram ao Fundo de Financiamento Estudantil, mas não tiveram condições em arcar com as parcelas.
Ela é válida tanto para atrasos no pagamento da parte que cabia ao aluno mensalmente, durante o curso, quanto para as cobranças após a conclusão do curso.
Para participar da campanha de negociação das dívidas os estudantes precisam ficar atentos. Primeiramente, porque a iniciativa somente abarca pessoas com atrasos até uma data específica. Em segundo lugar, porque há prazo para aderir a ela.
Leia também:
- Fies Social: Novidade permite financiar 100% da faculdade
- Pé de Meia: Governo bate o martelo e define valor total em R$ 9.200
O que é o Desenrola Fies?
Ele corresponde a uma campanha de renegociação de valores em atraso decorrentes das parcelas do financiamento estudantil para ensino superior.
Quem pode aderir ao Desenrola Fies?
Existem duas exigências importantes para que o estudante possa fazer a renegociação das dívidas decorrentes do financiamento estudantil. São elas:
- Firmação do contrato do Fies até o final do ano de 2017;
- Estar em atraso nas parcelas em 30 de junho de 2023.
Portanto, somente quem entrou na faculdade até o ano de 2017 pode participar da iniciativa. Além disso, deve ter entrado em inadimplência até o dia 30 de junho de 2023.
Como funciona a renegociação do Fies?
Existem quatro faixas de renegociação pelo Desenrola Fies. Elas permitem a obtenção de até 100% de descontos nos juros, além da diminuição no valor consolidado da dívida.
Inadimplência superior a 90 dias em 30/06/2023
Quem já estava em atraso com parcelas por 3 meses ou mais em 30 de junho do ano passado pode obter vantagens que variam de acordo com o tipo de pagamento. Isto é, se a quitação ocorrerá à vista ou por parcelamento.
Assim, é possível:
- Pagar à vista e obter desconto de 100% sobre juros e multas e 12% sobre o valor em atraso ou;
- Parcelar a dívida em 150 vezes e obter o desconto sobre juros e multas.
Inadimplência superior a 1 ano em 30/06/2023
Por outro lado, quem estiver em dívidas com o financiamento estudantil há 360 dias ou mais na data limite (30 de junho de 2023) pode obter desconto de até 77% sobre o valor consolidado da dívida.
Neste caso, o desconto se aplica tanto para a quitação à vista quanto em parcelas, que podem chegar a 15.
Inadimplência superior a 360 dias em 30/06/2023 de inscritos no CadÚnico ou que receberam Auxílio Emergencial
Quem faz parte do CadÚnico ou recebeu Auxílio Emergencial tem condições especiais de pagamento no Desenrola Fies, caso o atraso nas parcelas, em 30/06/2023, já superava 1 ano.
Nesta hipótese, o estudante pode obter até 99% de desconto sobre o valor total da dívida. O pagamento pode ser feito à vista ou em 15 parcelas.
Estudantes adimplentes
O Desenrola Fies trouxe uma novidade importante. Diferentemente de campanhas de renegociação anteriores, que excluíam quem estava em dia com as parcelas de financiamento, desta vez quem é adimplente também foi incluído.
Mesmo quem não está em atraso com o pagamento do financiamento estudantil pode aproveitar a iniciativa.
Neste caso, é possível pagar o valor total restante com 12% de desconto. Contudo, para isso a quitação deverá ocorrer à vista.
Até quando é possível aderir ao Desenrola Fies?
Quem tem interesse em renegociar a dívida do Fies e se enquadra nas exigências da campanha deve ficar atento, pois o programa fica ativo apenas até 31 de maio.
Assim, até lá o estudante deverá buscar a instituição bancária responsável pelo financiamento (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) e proceder à negociação.
Confira agora: