Despesas mensais: 7 dicas vitais para reduzir gastos no mês e equilibrar as finanças pessoais

Despesas mensais – Muitas famílias vivem em uma verdadeira corda bamba financeira. Enquanto algumas lidam com despesas mensais superiores à renda, outras não conseguem chegar com 1 centavo sobrando ao final do mês.

Pois saiba que isso pode ser fruto de meros descuidos e desatenção em relação às contas. Além disso, de desorganização. Ao deixá-los de lado, então, torna-se possível limitar os gastos e ver o orçamento se equilibrar.

Para ajudar você a alcançar esse objetivo, o Guia do Ex-Negativado reuniu 7 dicas especiais para que você diminua suas despesas. Continue lendo e confira quais são elas!

Como diminuir as despesas mensais? Veja 7 dicas

Alcançar o equilíbrio financeiro requer alguns esforços que se revelam na adoção de novos hábitos. Contudo, eles podem ser mais simples do que você imagina e fazem toda a diferença.

1 – Anote todas as suas despesas mensais, por menores que sejam

Em primeiro lugar, saiba que somente será possível limitar suas despesas caso você anote todos os seus gastos do mês. E isso engloba desde os mais pequenos até os maiores. Igualmente, os fixos e variáveis.

Isso torna possível que você visualize como o seu dinheiro vai embora. Consequentemente, pode reconhecer gastos passíveis de corte e que são desnecessários.

2 – Cozinhe em casa para diminuir as despesas mensais

Pedir comida com frequência, assim como fazer suas refeições em restaurantes e outros estabelecimentos, tende a ser muito mais caro do que cozinhar em casa.

Portanto, um modo de limitar suas despesas é por meio da adoção do hábito de preparar comida em casa. Aliás, esta é uma ótima maneira de desenvolver um novo hobby e aprender coisas novas.

Para facilitar a sua vida, uma boa dica é preparar um cardápio semanal. Junto a ele, determine o que você precisa comprar e as quantidades exatas. Assim, diminua as possibilidades de cair em tentação e comprar coisas desnecessárias.

3 – Revise as tarifas do banco e do cartão

Você sabe quais são as taxas e tarifas decorrentes da sua conta bancária e do seu cartão de crédito? Pois saiba que estas podem ser fontes de despesas mensais que acabam com seu orçamento.

Por isso, requeira os contratos, bem como analise o extrato bancário. Também, busque negociar taxas ou, então, procure outras opções de serviços bancários.

4 – Cancele assinaturas e serviços que não usa

Na era dos streamings é comum que as pessoas mantenham muitas assinaturas de serviços que, na verdade, não utilizam. Por isso, é importante analisar o que você assina, o que usa e o que não utiliza.

Uma ideia que pode ser bastante frutífera é alternar assinaturas. Isto é, manter uma assinatura em um mês e cancelá-la no próximo mês para usar outra. Com isso, você não fica sem conteúdos ao mesmo tempo em que limita as despesas mensais.

5 – Não compre porque está barato

Nossa quinta dica para limitar as suas despesas é evitar compras por impulsos. E o mais comum é que elas ocorram perante promoções. Afinal, por que não comprar se está barato?!

Pois saiba que a resposta é: porque você não precisa disso. Suas compras devem ser justificadas por necessidades. Em caso contrário, são despesas mensais injustificadas.

Uma coisa é uma promoção de um item para o qual você estava economizando para adquirir; outra é usá-la para adquirir algo que já tem ou não considerava possuir até então.

6 – Use cupons de desconto

Outra maneira de diminuir suas despesas é pelo uso de cupons. Existem vários sites que selecionam descontos válidos em mercados, farmácias e outros tipos de estabelecimentos.

Além disso, existem redes comerciais que promovem seus próprios cupons. Por isso, fique de olho. Assim, é possível que suas despesas  mensais necessárias se tornem menores.

7 – Conte com o App do Guia

Nossa última dica para diminuir suas despesas e garantir mais equilíbrio nas finanças é usar o App do Guia! Nele você encontra dicas financeiras, informações sobre produtos e sobre investimentos.

Além disso, o aplicativo oferece gratuitamente o acesso a uma planilha na qual você pode anotar todas as suas despesas mensais, fixas e variáveis, e obter um controle maior sobre elas.

Deixe um comentário