Dicas de como fazer comprovante de renda para autônomo e obter crédito no mercado

Comprovante de renda para autônomo – Quem não possui carteira assinada geralmente encontra dificuldades quando precisa comprovar a renda mensal que possui, em diferentes situações.

A dificuldade existe seja para solicitar um benefício ao governo, no momento de alugar um imóvel ou até mesmo buscar um contrato de crédito junto a um determinado banco. Em todos os casos citados acima, é necessário comprovar a renda.

Mas sendo autônomo, o que fazer para ter um documento comprovante de renda em mãos? É o que o Guia do Ex-Negativado mostra hoje. Confira!

Como fazer um comprovante de renda para autônomo?

Autônomos, freelancers e trabalhadores informais não possuem um documento que comprove sua renda fixa, mas possuem opções específicas para comprovar sua renda.

Abaixo, confira dicas que vão te ajudar no momento de necessidade da comprovação da renda:

Extrato bancário

O extrato bancário dos últimos meses pode demonstrar os valores recebidos e as movimentações financeiras, servindo como comprovante de renda.

Ele deve refletir os depósitos e transferências relacionados aos serviços prestados.

Seguindo esse mesmo conceito, as faturas anteriores, desde que devidamente pagas, também pode auxiliar no momento de comprovar que possui a renda necessária para conseguir o objetivo.

Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)

Já a declaração anual do IRPF é um documento oficial que registra os rendimentos e despesas do contribuinte.

Para autônomos, é importante preencher corretamente essa declaração e guardar uma cópia como comprovante de renda, pois mostrará sua renda do ano anterior.

DASN-SIMEI

Já caso seja um microempreendedor individual (MEI), a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI) é uma obrigação anual.

Funciona como comprovante de renda, pois esse documento registra as informações sobre o faturamento bruto da empresa.

Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)

Por fim, a Decore é um documento emitido por um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Essa declaração atesta a veracidade da informação de que você possui renda como autônomo, pois leva a assinatura de um profissional licenciado.

A Decore é amplamente aceita em diversas instituições, como bancos e órgãos governamentais.

Esses documentos são comumente solicitados como comprovantes de renda para autônomos.

No entanto, é sempre recomendável verificar com a instituição específica quais documentos são aceitos, pois as exigências podem variar.

Leia mais: Maquininha de cartão de crédito: veja as melhores opções para autônomos

Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.

Deixe um comentário