DoTerra é enganação? Como se posiciona a empresa que inaugurou fábrica no país

DoTerra é enganação? Nos buscadores do Google essa pergunta sobre a empresa norte-americana especializada em óleos essenciais e aromaterapia, tem ganhado um relativo destaque. O motivo, possivelmente, tenha relação com a série apresentada pela Netflix: “A Indústria da Cura”.

A organização inaugurou sua primeira fábrica no Brasil no último dia 21 de agosto, na cidade de Joinville, Santa Catarina.

O investimento total atingiu a marca de R$ 50 milhões, e a nova unidade tem previsão de iniciar suas operações já neste mês de setembro.

Na sequência, entenda mais sobre o que a DoTerra faz e a polêmica que envolve seu nome.

DoTerra é enganação ou não?! O que diz a empresa?

Sediada no estado de Utah (Estados Unidos), a doTerra adota um modelo de negócios que se baseia na atuação de consultores de vendas.

Esses consultores, por sua vez, são remunerados por meio da comercialização de produtos disponíveis no site da empresa e também pela indicação de novos clientes e consultores.

A empresa nega categoricamente a adoção de estratégias de marketing multinível ou a prática de esquemas de pirâmide, acusações que frequentemente são associadas ao setor.

Assim como sua concorrente, a Young Living, a doTerra, como apontamos de início, ganhou espaço na série “Indústria da Cura”, da Netflix.

A série retrata os supostos benefícios e as polêmicas da indústria do bem-estar. Inclusive, dando destaque aos óleos essenciais.

Nesse contexto, a empresa doTerra acabou sendo mencionada.

Globalmente, esses óleos essenciais têm sido utilizados para uma ampla gama de finalidades, desde o tratamento de ansiedade e distúrbios do sono até a alegação de eficácia no tratamento de tumores.

No entanto, é importante notar que essa última prática é amplamente desaconselhada por especialistas.

Portanto, para evitar ser caracterizada como uma fabricante de medicamentos ou uma empresa que promove curas milagrosas, a doTerra se autodenomina uma empresa de saúde integrativa e bem-estar.

Ela alega que os óleos essenciais oferecem benefícios significativos para a qualidade de vida.

No seu site a empresa afirma que:

“Com base em um complexo industrial e comercial de última geração localizado na cidade de Pleasant Grove, Utah/EUA, a doTERRA continua trabalhando para alcançar seu objetivo de fornecer (…) os benefícios proporcionados pelos óleos essenciais”.

Assegura ainda que,

“(…) trabalha com agricultores e destiladores em mais de 40 países para fornecer óleos essenciais a seus clientes em todo o mundo”.

Nota no Reclame Aqui

Na plataforma Reclame Aqui, a empresa atinge nota considerada ótima: 8,8. Tem 292 reclamações e todas respondidas.

Cerca de 82.9% das pessoas voltariam a fazer negócio com a empresa.

Fábrica em Joinville (SC)

A instalação da fábrica em Joinville foi um marco para a organização, que, por sua vez, pretende expandir sua produção e operações no país.

A unidade deverá abrigar uma equipe de 150 funcionários. Também está projetada para produzir 100 milhões de frascos anualmente.

Embora a empresa tenha começado suas atividades no Brasil apenas há cinco anos, o país já representa seu terceiro maior mercado.

Em 2022, a empresa registrou vendas que alcançaram a marca de R$ 1 bilhão.

A produção local não apenas aumentará a rentabilidade e a agilidade nas vendas de essências que antes eram importadas dos Estados Unidos, mas também estabelece um sólido potencial como centro de exportações para produtos doTerra.

Leia mais:

Deixe um comentário