,

É permitido trabalhar 10 horas por dia? O que diz a lei sobre o limite da jornada de trabalho

24/05/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra se é permitido trabalhar 10h por dia e o que diz a lei sobre o limite de horas contratuais e de horas extras.

Publicidade

É permitido trabalhar 10h por dia? O limite de horas da jornada de trabalho corresponde a uma dúvida comum entre os trabalhadores.

A lei estipula, afinal, tanto o teto de horas contratuais quanto o número máximo de horas extras diários. Portanto, a exigência de prestação de serviços deve se dar com base nestes limites.

Veja, no Guia do Ex-Negativado, como funcionam estes limites e saiba por quanto tempo um trabalhador pode prestar serviços diariamente e semanalmente.

É permitido trabalhar 10h por dia?

Sim, mas desde que esse número corresponda à soma das horas contratuais e de horas extras.

Essa é a única situação em que isso se torna possível.

Afinal, segundo a lei a jornada contratual – aquela englobada pelo salário fixo – pode ser de até 8 horas diárias e 44 horas semanais.

Por outro lado, é possível fazer até 2 horas extras por dia.

É isso o que estipula a CLT em seus artigos 58 e 59:

Art. 58 – A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

Art. 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Portanto, segundo a lei é permitido trabalhar no máximo 10h por dia, uma vez que esse número corresponde à soma da jornada contratual e às horas extras.

Pagamento das horas que excederem a 8ª hora diária permite substituição por compensação

As horas que excederem a 8ª hora de trabalho requerem pagamento adicional, pois não estão englobadas no salário.

A remuneração delas deve ocorrer com adicional mínimo de 50% sobre a hora contratual.

Por outro lado, é possível que haja a substituição da remuneração da hora extra por sua compensação.

Ela nada mais é do que a troca do labor adicional por diminuição de jornada ou folgas em outros dias de trabalho.

Leia: Como calcular hora extra: aprenda o passo a passo de modo simples e fácil

Outros tipos de jornadas de trabalho

Embora a lei estipule que é permitido trabalhar até 10h por dia, considerando-se a jornada contratual de 8 horas e 2 horas extras diárias, também é possível aplicar outros formatos de jornada.

Por exemplo, o de 6 horas diárias e 30 semanais. Outras possibilidades correspondem às jornadas de 40 horas semanais, em que há dispensa do trabalho aos sábados.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa