Salário maternidade rural 2023: Quem pode receber? Quantas parcelas? Tenha as respostas

29/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Conheça as regras aplicáveis ao salário maternidade rural em 2023 e veja quem pode recebê-lo e como solicitá-lo sem sair de casa!

Publicidade

O salário maternidade rural 2023 se volta às trabalhadoras rurais que deram à luz ou adotaram um filho. Ele possui algumas regras específicas e que se diferenciam do benefício para as mães urbanas.

Ele exige, por exemplo, a comprovação do tempo de trabalho no campo. Quem comprovar o prazo mínimo de prestação de serviços rurais e o nascimento ou adoção, então, pode receber o benefício.

Conheça, no Guia do Ex-Negativado, as regras aplicáveis ao auxílio maternidade para trabalhadoras do campo em 2023. Confira o valor, o número de parcelas, as exigências e como requerer.

O que é necessário para receber o salário maternidade rural em 2023?

Uma vez que as trabalhadoras rurais se enquadram na condição de seguradas especiais – de quem não se exige contribuições mensais ao INSS – elas precisam comprovar que prestaram serviços no campo.

Isto é, embora não precisem comprovar recolhimentos ao INSS, devem demonstrar à Previdência Social que realmente são trabalhadoras e, portanto, fazem jus ao benefício.

O salário maternidade rural em 2023 exige que a trabalhadora comprove 10 meses de serviços. Isso pode ser feito por meio da apresentação de documentos tais como:

  • Carteira de trabalho com registro CLT;
  • Contratos de arrendamento ou de parcerias agrícolas;
  • Declaração de imposto de renda com indicação de atividade rural;
  • Documentos emitidos pelo sindicato dos trabalhadores rurais;
  • Histórico escolar que demonstre matrícula em escola em ambiente rural;
  • Notas fiscais de depósito ou venda de safra ou de compra de insumos para produção;
  • Recolhimento da contribuição social sobre produtos agrícolas
  • Recolhimento de impostos rurais.

Além disso, é necessário apresentar documentos referentes à própria gestação ou adoção. Por exemplo, certidão de nascimento ou de guarda e adoção, bem como documentos do acompanhamento pré-natal.

Como pedir o salário maternidade rural em 2023?

O pedido pode ser presencial, nas agências da Previdência Social ou, então, no portal Meu INSS. Basta acessá-lo, fazer login e clicar em “Novo pedido”.

Digite “salário-maternidade rural”, clique sobre a opção e preencha as informações e anexe documentos comprobatórios sobre o gestação, nascimento ou a adoção da criança e sobre o trabalho rural.

Qual é o valor do auxílio maternidade para trabalhadora rural em 2023? Quantas são as parcelas?

O salário maternidade rural 2023 tem o valor de um salário-mínimo. Ou seja, de R$ 1.320. Ao todo, são 4 parcelas.

Veja: Salário-maternidade aprovado: como receber? As informações para ter acesso ao benefício

Conheça seus direitos e tire suas dúvidas sobre benefícios no App do Guia. Ele é gratuito e reúne notícias, dicas e informações sobre assuntos importantes para a sua vida.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça