Call us now:
Adiantar o décimo terceiro salário é uma oportunidade para trabalhadores que precisam de dinheiro extra e que não têm como esperar para recebê-lo até o final do ano. Para isso, existem duas possibilidades: antecipar com o empregador ou com um banco.
As modalidades funcionam de modo diferente. Enquanto uma exige o pagamento de juros, a outra funciona como uma antecipação salarial. Contudo, ambas requerem reflexão antes da solicitação.
Veja como elas funcionam e quais são os prós e contras de cada uma das possibilidades. O Guia do Ex-Negativado reuniu tudo o que você precisa saber sobre a antecipação do 13° salário. Continue lendo e confira.
Como adiantar o décimo terceiro com o empregador?
A primeira possibilidade de fazer a antecipação do 13° salário é diretamente com o empregador. Segundo a lei, o pagamento da primeira parcela (ou da parcela única) do décimo terceiro deve acontecer entre o dia 1° de fevereiro e 30 de novembro de cada ano.
Por isso, você pode negociar com o empregador para que ele faça agora o pagamento da parcela, no lugar de quitá-la no final do ano. Aliás, saiba que não há obrigação de que a empresa realize o pagamento para todos os trabalhadores ao mesmo tempo.
Desse modo, o empregador pode adiantar o décimo terceiro para os trabalhadores que o solicitarem. Por outro lado, não há obrigação de que ele aceite realizar a antecipação. Assim, a decisão final é dele.
Prós desta antecipação
As vantagens desta forma de antecipação é que ela não exige o pagamento de juros. Ela se refere tão somente a um pagamento antecipado, e não a um empréstimo. Além disso, é uma maneira de conseguir dinheiro extra para quitar dívidas urgentes.
Contras da antecipação do 13° com o empregador
Por outro lado, adiantar o décimo terceiro, mesmo que diretamente com o empregador, impede o trabalhador de receber uma parcela extra no final do ano, quando as contas costumam se acumular.
Dessa maneira, é importante que haja uma organização nas finanças para que não haja um novo cenário de dívidas no final do ano, quando não terá o pagamento do 13° para quem o antecipou.
Como adiantar o décimo terceiro com o banco?
Outra possibilidade de fazer a antecipação do pagamento do 13° é com uma instituição bancária. Nesta hipótese, todavia, o adiantamento nada mais é do que um empréstimo. Ou seja, ele envolverá juros e outras taxas.
Por isso, o valor que o banco antecipará não será exatamente igual ao seu décimo terceiro salário, pois ele fará os descontos referentes aos juros que se aplicam sobre a transação.
Ao final do ano, quando o empregador fará o pagamento do seu 13°, o valor irá diretamente para o banco a fim de quitar a transação de antecipação da parcela.
São várias as instituições bancárias que permitem ao trabalhador adiantar o décimo terceiro salário. Portanto, é importante fazer uma pesquisa antes de contratar a modalidade para que você garanta as melhores condições.
Prós do empréstimo com garantia no 13° salário
A vantagem é justamente garantir acesso a um valor do qual você necessita desde logo. Assim, você pode usá-lo para pagar suas dívidas. Além disso, você pode antecipar todo o 13° ou apenas parte dele.
Contras de adiantar o décimo terceiro com o banco
Por outro lado, essa é a categoria em que a antecipação do 13° salário implica no pagamento de juros. Igualmente, ela impede que você acesse o bônus no final do ano.
Quer conhecer outras oportunidades de ganhar dinheiro extra? Neste caso, acesse o App do Guia! Veja produtos financeiros e também se informe sobre direitos e benefícios sociais e trabalhistas disponíveis para o seu perfil!