,

Empresas com políticas que exigem menos dias presenciais podem atrair mais talentos

24/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Estudo realizado pela Scoop, aponta que empresas com políticas flexíveis de trabalho estão contratando quase duas vezes mais. Entenda.

Publicidade

Um estudo realizado pela Scoop (empresa de software e gerenciamento de trabalho remoto) e apresentado pela Revista Forbes, revelou uma tendência no mercado de empregos. De acordo com a análise que abrangeu mais de 4.500 empresas nos últimos três meses, aquelas com políticas flexíveis de trabalho estão contratando novos funcionários quase duas vezes mais do que as empresas que mantêm um regime 100% presencial.

A possibilidade de trabalhar remotamente, seja parcial ou totalmente, tem sido valorizada cada vez mais pelos profissionais em busca de oportunidades de trabalho.

Esse novo cenário revelado pelo estudo demonstra que as políticas flexíveis de trabalho têm se tornado um diferencial atrativo para os candidatos a emprego, podendo ser um fator decisivo na hora de escolher entre uma empresa e outra.

Resultados do estudo

As empresas que permitem o trabalho remoto em tempo integral ou oferecem a escolha de quantos dias os funcionários comparecem ao escritório tiveram um impressionante aumento médio de 1,9% no número de funcionários nos últimos três meses.

Em comparação, as empresas que impõem o trabalho presencial registraram um crescimento modesto de apenas 0,8%.

Já as empresas com regime híbrido, no qual os colaboradores comparecem presencialmente entre um e quatro dias por semana, tiveram uma taxa de crescimento intermediária de 1,5%.

Tendência semelhante no último ano

Essa tendência é bem semelhante a que ocorreu no último ano.

As empresas que ofereceram total flexibilidade de trabalho experimentaram um aumento expressivo de 5,6% no número de funcionários, enquanto as empresas com regime híbrido tiveram um crescimento de 4,1%.

Já as empresas que mantiveram um modelo tradicional de trabalho presencial, tiveram um aumento menor de 2,6% em seus quadros de funcionários.

Esses números sugerem que as empresas que adotam maior flexibilidade têm mais facilidade em contratar novos colaboradores.

Mesmo após a exclusão do setor de tecnologia do campo de pesquisa do estudo, a tendência se mostrou resiliente.

Veja ainda:

Políticas flexíveis e a atração de talentos

O CEO da Scoop, Robert Sadow, enfatiza que, embora o aumento no número de funcionários não seja o único indicador de sucesso de uma empresa, é uma tendência que reflete a dinâmica atual da economia.

Empresas que adotam políticas que exigem menos dias presenciais têm se destacado no cenário das contratações, independentemente do porte da organização.

Essa abordagem flexível parece ser um fator determinante para atrair talentos no mercado de trabalho em constante evolução.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça