,

Chefes psicopatas? Estudo revela novos detalhes sobre o perfil de líderes nas empresas

07/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Uma pesquisa da WU Viena analisou a conexão entre a personalidade dos CEOs e a infraestrutura ética das empresas.

Publicidade

Perfil de liderança – Estudos sugerem que indivíduos com características psicopáticas podem encontrar atração por cargos de liderança devido ao poder e controle que essas posições oferecem sobre outras pessoas. Esses indivíduos apresentam traços frequentemente associados a uma liderança eficaz, como assertividade, criatividade e charme. Mas uma pesquisa recente conduzida pela Universidade de Economia e Negócios de Viena (WU Viena) apresentou dados que fazem repensar essa ideia.

Contrariando a crença de que lideres bem-sucedidos de grandes corporações possuem traços psicopáticos, a pesquisa mostrou que nenhum dos CEOs investigados preenchia os critérios diagnósticos para psicopatia.

O estudo examinou a ligação entre a personalidade dos CEOs e a infraestrutura ética das empresas em que atuam.

Nesse sentido, apontou que a falta de uma infraestrutura ética sólida pode permitir que tendências negativas afetem o comportamento dos líderes.

Perfil de liderança: Comportamentos limitados ao ambiente profissional

Embora alguns dos participantes do estudo apresentassem traços maquiavélicos, como manipulação e mentiras, o estudo destacou que esses comportamentos eram limitados ao ambiente profissional.

Por outro lado, foi observado que dois CEOs apresentavam traços narcisistas, caracterizados por um desejo constante de admiração e grandiosidade, além de uma dificuldade em lidar com críticas.

Estudos anteriores já indicavam que indivíduos narcisistas têm maior probabilidade de alcançar cargos de liderança de alto nível.

Veja ainda:

Estrutura ética das empresas como fator de impacto no comportamento

A pesquisa ressaltou que as tendências comportamentais negativas desses líderes estavam fortemente relacionadas à infraestrutura ética das empresas.

Problemas como governança interna ineficaz, sistemas de incentivos falhos, falta de regras de conduta e culturas corporativas disfuncionais foram identificados como fatores que podem encorajar líderes a adotar comportamentos questionáveis.

O professor Günther K. Stahl, da WU Viena, enfatizou que a corrupção e os comportamentos inadequados não devem ser atribuídos apenas à personalidade dos CEOs, mas também a falhas no sistema das empresas, envolvendo gestores, legislação e regulamentação.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa