Entenda o que significa retroativo salarial que pode aparecer em seu holerite (contracheque)

O que significa retroativo salarial? Caso você tenha se deparado com esse termo no seu contracheque, saiba que ele se refere às diferenças salariais que não foram pagas à época própria. Portanto, é uma compensação que o trabalhador recebe.

Para saber do que ela decorre e porque o pagamento não foi feito à época própria, acompanhe o Guia do Ex-Negativado. Desse modo, fique por dentro das regras que afetam a sua remuneração.

O que significa retroativo salarial?

Anualmente as categorias de trabalhadores passam por reajustes salariais. Ou seja, por uma revisão do salário para que haja a reposição da inflação e, em alguns casos, aumento real sobre a remuneração.

As datas para essa revisão são fixas. Portanto, desde logo existe uma previsão de período em que haverá a discussão sobre o reajuste salarial, de modo que ele corresponde à data-base.

Esta data, então, serve como um marco temporal que indica a necessidade da reunião dos sindicatos que representam trabalhadores e empregadores para fins de ajustes nas regras e negociações.

Contudo, é bastante comum que as reuniões para acertos atrasem ou que não cheguem a uma conclusão dentro do prazo previsto. Neste caso, quando houver um acordo entre as partes, há pagamento retroativo de acordo com a data-base, o que significa o retroativo salarial.

Exemplo de pagamento retroativo de salário em razão de atraso da data-base

Considere, por exemplo, uma categoria que tenha a data-base em fevereiro. Contudo, o acordo quanto aos reajustes salariais e outros benefícios somente teve conclusão em abril, com começo de pagamento em maio.

Neste caso, é como se o reajuste fosse retroativo. Isto é, ele considera o que o trabalhador deveria ter recebido desde a data-base. Por isso, ele recebe, de maneira retroativa, as diferenças salariais. Isso significa retroativo salarial.

Para saber o valor dele, então, calcule a diferença entre o salário até então recebido e a nova remuneração. Depois, multiplique-a pelo número de meses em que o reajuste teve atraso, conforme a data-base.

Continue lendo: O que é dissídio salarial e quem pode se beneficiar com o resultado; entenda

O App do Guia traz, todos os dias, informações como essa para você. Assim, ele é o canal ideal para você conhecer melhor os seus direitos e os benefícios aos quais pode ter acesso. Por isso, não deixe de acompanhá-lo.

Deixe um comentário