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O estorno no cartão de crédito é um direito do consumidor em diversas situações. Saiba hoje, 18 de setembro, como ela funciona, quando cabe. O Guia do Ex-Negativado tira suas dúvidas!
O que é estorno no cartão de crédito?
O estorno corresponde à devolução do dinheiro que você gastou no seu cartão. Ela ocorre por motivos de erros de cobranças, arrependimentos ou cancelamentos de compras.
Uma vez que a cobrança aconteceu no cartão, a devolução do valor também se dá nele.
Quando é possível solicitar o estorno no cartão de crédito?
Existem algumas situações específicas em que a devolução ocorre. Confira quais são.
Erro de cobrança
Quando ocorre um erro no valor de cobrança é possível requerer o estorno de crédito. Ele será proporcional ao valor pago a mais. Essa possibilidade se aplica tanto para transações físicas quanto online.
Cancelamento da transação
O cancelamento da venda pode ser feito pelo vendedor ou pelo prestador de serviços. Isso ocorre, por exemplo, por falta do produto em estoque.
Arrependimento de compra
Comprou na internet e não gostou? Pois saiba que você pode exercer o seu direito de arrependimento e, assim, solicitar a devolução do produto e o estorno no cartão de crédito diretamente ao fornecedor.
Contudo, cuidado! A solicitação deve acontecer em até 7 dias após o recebimento do produto. Além disso, isso somente se aplica às compras online ou por telefone.
Afinal, não há direito de arrependimento nas compras presenciais. Portanto, para elas o estorno somente ocorre pela devolução do produto por defeito.
Qual é o prazo para o estorno no cartão de crédito?
A devolução do valor pode ocorrer em até duas faturas, ou seja, em até dois meses após a solicitação do estorno. Dessa forma, caso fosse requerido agora o pagamento poderia ocorrer somente em novembro.
Como pedir o estorno?
Em caso de cancelamentos de compras por arrependimento, o estorno no cartão de crédito deve ser requerido diretamente ao vendedor ou ao prestador de serviços.
Por outro lado, em caso de cancelamento de venda é normal que a empresa simplesmente cancele, também, a cobrança, de modo que ela sequer aparece na fatura.
Por fim, em caso de erro de cobrança você pode solicitar ao vendedor o estorno (em compras presenciais) ou diretamente à operadora de crédito (em compras e transações online).