Call us now:
Uma nova estratégia de incentivo à cultura foi divulgada pelo Ministério responsável. De acordo com a publicação disponibilizada no Diário Oficial na última sexta-feira (28) o intuito do investimento é fortalecer o trabalho desenvolvido por mulheres no cenário de produções de longa metragens. Além disso, inclui também as produtoras brasileiras independentes. Serão selecionados 10 projetos para repasse do valor.
Critérios utilizados para o projeto
O investimento total será de R$ 20 milhões, e a seleção para os participantes, por sua vez, terá base nas produções realizadas por mulheres estreantes na área e feitas, por sua vez, através de produtoras brasileiras.
Serão selecionados 10 projetos e cada um receberá 2 milhões.
Além dos critérios já mencionados, alguns outros são pontuados no edital, o que exige atenção.
Um deles é que embora o intuito seja apoiar as mulheres estreantes, deve haver ao menos uma comprovação de experiência em direção de produções, sejam elas de longas, médias ou seriadas.
O dinheiro será retirado do Fundo Setorial de Audiovisual (FSA) e os projetos serão escolhidos de forma distribuída entre as regiões brasileiras. Assim como cinco deles deverão ser de mulheres negras e indígenas.
Para realizar as inscrições as interessadas têm o período entre os dias 15 de maio a 14 de julho através do site do Mapa da Cultura.
A ministra da cultura Margareth Menezes reforçou e divulgou o projeto de incentivo em um evento da Cinemateca.
Homenagem à atriz brasileira
O edital foi nomeado em homenagem à atriz brasileira Ruth de Souza. Ela nasceu no Rio de Janeiro e viveu entre os anos de 1921 a 2019.
Ruth é uma das grandes referências de atrizes negras na dramaturgia brasileira, seja na TV, teatro e cinema.
Uma das suas participações em obras marcantes no cenário do Brasil foi a atuação como Carolina Maria de Jesus no espetáculo “Quarto de desejo: Diário de uma favelada” lançado em 1960 sob direção de Amir Haddad.
Fonte: Estadão