Eu me aposentei, como faço para sacar o PIS? Aprenda já como resgatar o dinheiro

Eu me aposentei, como faço para sacar o PIS? – Quem já está aposentado tem direito a sacar algum valor referente ao PIS? E o abono salarial? São dúvidas que o Guia do Ex-Negativado esclarece a partir de agora.

Aposentados passam a ter direitos principalmente vinculados à Previdência Social, mas ainda será possível, sim, sacar valores referentes ao seu tempo de trabalho em outras épocas.

Eu me aposentei, como faço para sacar o PIS em 2023?

Aposentados podem resgatar as cotas do PIS/PASEP referentes ao tempo de trabalho entre 1971 a 1988.

Caso tenha trabalhado com carteira assinada em empresa privada, ou como servidor público, nesse período de tempo, há a possibilidade de saque de uma quantia por meio da conta do FGTS, que permite resgate integral do valor disponível para aposentados em 2023.

Para quem trabalhou nessa época, o saldo do PIS foi depositado diretamente na conta do FGTS em 2020 e, se não tiver sacado ainda, pode realizar o resgate hoje mesmo.

O passo a passo para sacar cotas do PIS como aposentado:

  • Baixe o aplicativo FGTS ou acesse o Portal do FGTS;
  • Faça login na sua conta do FGTS usando as credenciais cadastradas, como CPF e senha;
  • Verifique se a documentação está regular e se você tem direito ao saque;
  • Confirme a indicação de uma conta bancária de sua preferência para solicitar o resgate;
  • Aguarde até cinco dias úteis para que o valor seja depositado na conta informada.

Outra possibilidade é solicitar o saque de forma presencial em uma agência física da Caixa Econômica Federal, comparecendo com um documento de identificação com foto.

Aposentado tem direito a abono salarial PIS/PASEP?

O abono salarial, popularmente conhecido como PIS/PASEP, é completamente diferente das Cotas do PIS/PASEP, como explicado anteriormente.

Mas, um aposentado pode, sim, ter direito ao abono salarial por ser pago de forma retroativa.

Este se trata de um benefício anual pago pelo governo federal para trabalhadores da iniciativa privada e servidores que estavam ativos no calendário de pagamentos atual.

Tendo como exemplo o cronograma do abono salarial de 2023, vêm sendo pagos os valores referentes ao ano-base 2021.

Ou seja, quem se aposentou entre os últimos dois anos, mas trabalhou pelo menos um mês em 2021, terá direito ao saque do benefício por meio da Caixa Econômica Federal (PIS) ou Banco do Brasil (PASEP).

App grátis para anotar seus gastos financeiros e ter dicas de renda extra

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de renda extra e ficar por dentro de direitos e benefícios que possui. 

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário