Explicado saque DEP COD 99; saiba o que é e quando acontece

24/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O Saque DEP COD 99 acontece em algumas situações específicas e dá acesso ao saque do saldo do FGTS. Saiba o que significa.

Publicidade

O saque DEP COD 99 pode aparecer no extrato do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele indica que houve uma liberação de valores em seu favor.

Mas o que fazer nessa situação e o que significa o código? Ele é preocupante? Essas são perguntas importantes sobre o tema cujas respostas o Guia do Ex-Negativado reuniu para você. Confira!

O que é Saque DEP COD 99?

Esse código corresponde à liberação de valores da sua conta de FGTS. Ele tem relação com o uso do Fundo de Garantia para a compra de imóvel residencial.

Quando o Saque DEP COD 99 acontece?

Ele ocorre quando o trabalhador possui pelo menos 3 anos de inscrição no FGTS e requer o saque (total ou parcial) do Fundo de Garantia para a compra de imóvel para fins de residência.

Neste caso, o valor pode ser utilizado para antecipar parcelas do financiamento ou para amortizar parte dele.

Igualmente, cabe em consórcios e na liquidação de saldo devedor.

Portanto, se você solicitou o uso do FGTS para fins imobiliários e se deparou com o saque DEP COD 99 no seu extrato, parabéns! Afinal, você está mais próximo de conquistar o sonho da casa própria.

Outros usos do FGTS

Além da possibilidade de saque do Fundo de Garantia para compra de imóvel residencial, ele também fica disponível em outras situações. Desse modo, conheça algumas delas.

Doenças graves

Quando o trabalhador ou um de seus dependentes financeiros possuir diagnóstico de doença grave, ele pode solicitar o saque do FGTS para uso no tratamento necessário contra a moléstia.

3 anos de desemprego

Além do saque para compra de imóvel DEP COD 99, o trabalhador desempregado também pode requerer o saque do FGTS inativo. Para isso, precisa estar em situação de desemprego por 3 anos consecutivos.

Veja ainda:

Saque calamidade

Trabalhadores vítimas de desastres naturais em regiões em que houver declaração de estado de calamidade pública também podem requerer o resgate do FGTS. Neste caso é possível solicitar até R$ 6.220.

Fim do contrato de trabalho

Por fim, uma situação comum que leva à liberação do FGTS para os trabalhadores é o fim do contrato de trabalho. Todavia, ela somente ocorre se a rescisão acontecer por dispensa sem justa causa ou acordo rescisório.

Quer saber mais sobre o Fundo de Garantia e outras parcelas trabalhistas? Então baixe e acesse o App do Guia! Nele você encontra dicas e informações sobre direitos, finanças, produtos financeiros e muito mais.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça