FGTS retido: Quando posso sacar? Descubra as Oportunidades de Acesso aos Recursos

Quando posso sacar o FGTS retido? Existem diversas situações que levam à retenção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Nelas, o trabalhador não perde o benefício, cujo saldo ainda lhe pertence.

O que acontece é que ele apenas deixa de ter o direito a sacá-lo naquele determinado momento. Assim, cria-se a necessidade de aguardar a ocorrência de uma situação que permita a movimentação dos valores.

Conheça quais são as hipóteses em que o FGTS de empregos anteriores fica disponível para o saque. O Guia do Ex-Negativado selecionou as principais delas e explica como cada uma funciona, confira!

Quando posso sacar o FGTS retido?

O Fundo de Garantia é uma parcela que prevê algumas situações específicas para que seus detentores possam sacá-la. Por isso, a movimentação depende do enquadramento em uma delas. Saiba quais são as principais.

Saque-aniversário

Embora o saque-aniversário impeça o saque-rescisão em caso de dispensa sem justa causa ou acordo rescisório, ele corresponde a uma possibilidade de resgate anual do FGTS.

Por meio dele o trabalhador pode sacar o FGTS retido, em parte, anualmente.

O valor disponível varia de acordo com o saldo em conta. Além disso, é possível antecipar diversos saques em um só.

Leia: Como adiantar o saque-aniversário? Antecipe parcelas a juros baixos

Desemprego por 3 anos

Quem ficar sem emprego por 3 anos também tem a chance de sacar o FGTS retido. Nesta hipótese, o trabalhador pode solicitar o resgate de todo o valor das contas inativas.

Saiba maisAtenção Trabalhadores: Saque seu FGTS por Conta Inativa por 3 anos; Regras e Como Fazer

Compra de imóvel residencial

O sonho da casa própria também pode ser uma chance de sacar o FGTS retido.

Segundo as regras, para isso o trabalhador deve estar inscrito no regime do Fundo de Garantia por pelo menos 3 anos.

Além disso, ele não pode ter outro imóvel em seu nome. Ainda, a propriedade em questão deve ser destinada para fins de moradia, e não comerciais.

Aposentadoria

Quem estiver prestes a se aposentar também pode sacar o FGTS retido. Aliás, isso é possível mesmo que o trabalhador opte por permanecer trabalhando após obter a aposentadoria.

Doenças graves permitem sacar FGTS retido

Por fim, outra possibilidade de sacar o Fundo de Garantia de contas inativas é para fins de tratamento de doenças graves.

Neste caso, é possível tanto que o paciente seja o próprio trabalhador quanto qualquer um dos seus dependentes financeiros.

Você sabia que é possível investir o valor do seu Fundo de Garantia e usá-lo para sair das dívidas e equilibrar o orçamento? Encontre no App do Guia dicas e oportunidades para lidar da melhor forma com o FGTS ao sacá-lo!

O canal é gratuito e reúne gratuitamente ferramentas financeiras e notícias.

Deixe um comentário