Call us now:
Fiz empréstimo FGTS e não caiu na conta, o que pode ter acontecido? A antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia é, hoje, uma das principais modalidades de crédito utilizadas pelos trabalhadores brasileiros.
Ela conquistou a atenção da população por permitir o acesso ao dinheiro a juros baixos. Ainda que a grana do FGTS já pertença ao trabalhador, sua movimentação é limitada.
No caso deste empréstimo, ele permite o saque de mais de uma parcela de saque-aniversário – cuja liberação ocorre uma única vez ao ano – de uma só vez.
Em contrapartida, o trabalhador quita a antecipação com o próprio saldo do FGTS, onde recai uma cobrança anual. Portanto, é uma forma de não comprometer o orçamento e acessar dinheiro extra.
Fiz o empréstimo do FGTS e não caiu na conta, o que houve?
A contratação da antecipação do saque-aniversário sem que o dinheiro caia na conta pode decorrer de uma série de questões. Dentre elas, por exemplo, estão:
- Não aprovação do empréstimo;
- Ausência de decurso do prazo de depósito;
- Congestionamentos no sistema FGTS;
- Indicação de outra conta bancária.
O que fazer quando o empréstimo do FGTS não cai na conta?
Isso dependerá do que motivou o não depósito dos valores na conta. Por exemplo, quando não há aprovação da antecipação do Fundo de Garantia, não há o que fazer. Basta buscar outras opções disponíveis no mercado.
Por outro lado, caso o prazo do banco ainda não tenha terminado, basta aguardá-lo. Verifique, na página do saque-aniversário da instituição, qual é o tempo que ela impõe para a concessão dos valores.
Já no caso de congestionamentos no sistema do Fundo de Garantia, aguarde alguns dias e veja se o valor caiu em conta. Ou, então, se houve desbloqueio do montante reservado por ele.
Caso o bloqueio permaneça sem que o dinheiro do empréstimo do FGTS caia na conta, entre em contato com o banco no qual contratou a operação.
Além disso, também é possível buscar orientação na Caixa Econômica Federal, independentemente do empréstimo ser contratado com ela ou não. Afinal, é esta instituição que gerencia o FGTS.
Em quanto tempo o empréstimo do FGTS cai na conta?
Não há um prazo único, pois cada banco que trabalha com esta modalidade de crédito pode estabelecer suas próprias regras.
Por isso, enquanto algumas instituições bancárias fazem o depósito em até 1 dia útil, outras requerem 2 dias úteis ou mais para fazê-lo.
O que fazer se o dinheiro do empréstimo não cair na conta?
Caso haja o bloqueio do saldo antecipado e a aprovação da operação pelo banco concessor de crédito, entre em contato com ele e com a CEF para resolver a situação.
Todavia, lembre-se de conferir os prazos da operação, bem como outros detalhes que podem tê-la impedido.
Que horas o FGTS começa a cair na conta?
Não existe um horário fixo para o depósito do Fundo de Garantia, seja para fins rescisórios, saque-aniversário ou antecipação dele.
Como saber se o empréstimo do FGTS foi aprovado?
Para isso, acompanhe a solicitação junto à instituição bancária cujas condições de empréstimo lhe interessaram.
Além disso, também acesse o seu extrato do Fundo de Garantia dentro do aplicativo FGTS. Assim, poderá saber quando houve o bloqueio do saldo de antecipação.
- Empréstimo saque-aniversário do Nubank é opção para dinheiro extra
- Como antecipar o FGTS no Santander? Juros, regras e mais
Por que meu empréstimo FGTS foi recusado?
A recusa à antecipação do Fundo de Garantia pode acontecer por uma série de motivos diferentes.
Cada banco tem suas próprias regras. Por exemplo, existem alguns que permitem a concessão do crédito para negativados, enquanto outros não.
Além disso, é possível que já haja um empréstimo do FGTS em seu nome, motivo pelo qual não há saldo suficiente disponível para uma nova antecipação.
Para saber exatamente o motivo pelo qual não houve aprovação e o empréstimo do FGTS não caiu na conta, contate o banco concessor da operação.
É possível sacar o saldo bloqueado do FGTS?
Não. Primeiramente, é necessária a resolução da situação que levou ao bloqueio. Ou seja, é preciso desbloquear o saldo do FGTS.
Por exemplo, caso ele ocorra pela antecipação de Fundo de Garantia, seu desbloqueio depende da quitação do empréstimo pelas parcelas anuais, normais, ou com negociação à parte com o credor.
Por outro lado, caso se trate de bloqueio judicial, será necessário requerer judicialmente o desbloqueio.
Qual é o melhor banco para antecipar o FGTS?
As condições de antecipação do Fundo de Garantia variam de banco para banco. Isso ocorre em relação a diversos fatores, como número de parcelas, valor máximo, taxas de juros, etc.
Por isso, não há uma resposta única quanto ao melhor banco para fazer o empréstimo do FGTS e ter dinheiro extra na conta.
É necessário que o consumidor pesquise as condições de cada instituição e simule a operação. Assim, poderá reunir dados concretos para compará-los e escolher a melhor alternativa.
Quem tem nome sujo pode antecipar FGTS?
De forma geral sim, pois o FGTS funciona, aqui, como garantia da operação.
Apesar disso, cada banco pode determinar se aceita ou não pessoas com o nome sujo.