,

Fui demitido com problema na coluna, posso receber indenização? Entenda isso para agir

14/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Fui demitido com problema na coluna, tenho direito à indenização ou à reintegração no emprego? Saiba quando isso se aplica.

Publicidade

Fui demitido com problema na coluna, isso é possível? É possível solicitar indenização ou a reintegração ao emprego Essas são dúvidas bastante comuns entre os trabalhadores. Afinal, quando há permissão para dispensa de quem está doente?

As respostas variam de acordo com a situação. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba como funciona.

Fui demitido com problema na coluna, tenho direito à indenização?

É importante estar ciente dos seus direitos em caso de uma demissão. Portanto, entenda isso para garantir que esteja recebendo o tratamento justo: 

  • Se a sua doença na coluna for resultado das atividades que você realiza no trabalho, você pode ter direito a receber uma indenização por danos morais. Isso acontece porque a sua capacidade de trabalho foi prejudicada devido à condição.
  • Se o exame realizado no momento da sua demissão revelar que a sua capacidade de trabalho diminuiu ou que você está incapaz de realizar suas atividades laborais, a indenização também se aplica. Isso ocorre porque, nesse caso, você deveria ter sido encaminhado para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O problema na coluna e a questão da estabilidade

Em certas situações, a demissão de um trabalhador não pode ser aplicada devido à existência de um período de estabilidade.

No entanto, essa condição é válida somente quando o trabalhador passa por um afastamento das atividades laborais, amparado pelo auxílio-doença acidentário concedido pelo INSS.

O auxílio-doença acidentário, identificado pelo código B91, sinaliza que o trabalhador enfrentou um acidente ou doença resultante diretamente de suas responsabilidades no ambiente de trabalho.

No entanto, a aplicação dessa estabilidade depende da comprovação do vínculo entre o trabalho e a condição médica, o que é avaliado por meio de uma perícia médica realizada pelo INSS.

Dentro desse cenário, a estabilidade é acionada.

Isso significa que o trabalhador não pode ser dispensado sem justa causa durante um período de 12 meses após seu retorno às atividades laborais.

Nesse intervalo, a proteção é assegurada para que o indivíduo possa recuperar-se plenamente e retornar ao ambiente de trabalho de forma segura e equitativa.

Reconhecimento da estabilidade na Justiça

Quando o trabalhador possui estabilidade e sofre dispensa mesmo assim, pode requerer o reconhecimento judicial dela.

Isso ocorre tanto nos casos em que ele recebeu o auxílio-doença acidentário (B91) quanto quando recebeu o auxílio comum.

No segundo caso, o reconhecimento da estabilidade de quem foi demitido com problema na coluna depende do reconhecimento, em perícia médica, de que a doença tem natureza profissional.

Caso haja essa conclusão, então o juiz pode converter o auxílio-doença comum em B91 e estender a estabilidade ao trabalhador.

O reconhecimento da estabilidade por meio de processos judiciais é uma salvaguarda vital para os trabalhadores que enfrentam a incerteza de sua situação após uma demissão inesperada.

O sistema legal se torna um meio de garantir que os direitos dos indivíduos sejam respeitados e de assegurar que o devido processo seja seguido.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça