,

Gestante tem direito de sentar no trabalho? Fique por dentro de seus direitos

20/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba se a gestante tem direito de sentar no trabalho e quais são as proteções legais que se aplicam às trabalhadoras grávidas.

Publicidade

Uma dúvida comum entre trabalhadoras grávidas é se a gestante tem direito de sentar no trabalho, especialmente quando a função que ela exerce exige longas horas em pé.

Afinal, a lei trabalhista prevê uma série de direitos às gestantes. Isso decorre da proteção à maternidade e à garantia das condições para o seguro desenvolvimento do feto.

Descubra, no Guia do Ex-Negativado, se existe alguma previsão legal que proíba a trabalhadora de trabalhar em pé ou que lhe garanta intervalos regulares. Assim, fique por dentro dos direitos das gestantes.

Afinal, a gestante tem direito de sentar no trabalho?

Não existe qualquer previsão legal neste sentido. Todavia, isso não significa que a trabalhadora deva trabalhar por longas horas em pé.

O que a lei prevê é a possibilidade de adaptação das atividades para que elas não prejudiquem a gravidez e o desenvolvimento dela.

Portanto, é possível que a gestante, mediante a apresentação de atestado médico, requeira a adaptação da função ou a transferência dela para outro cargo que não exija sua manutenção em pé ao longo do dia.

Outra possibilidade é a concessão de intervalos regulares, superiores aos normalmente aplicáveis, para que a gestante possa repousar e garantir seu bem-estar.

Quais são os direitos da gestante?

A lei prevê uma série de direitos às trabalhadoras grávidas. Por exemplo, a gestante tem direito de sentar no trabalho quando o trabalho em pé for prejudicial ao seu bem-estar e ao do feto.

Além disso, a CLT também garante outros importantes direitos às grávidas. Conheça os principais deles.

Estabilidade no trabalho

Primeiramente, a gestante tem direito à estabilidade. Ou seja, durante toda a gestação e até 5 meses após o nascimento da criança ela não pode sofrer dispensa sem justa causa.

Afastamento de atividades insalubres e perigosas

Um direito da gestante que trabalhar em atividade insalubre ou perigosa é o seu afastamento dela sem que isso cause prejuízo ao salário. Portanto, neste caso ela não mais pode prestar serviços em condições de perigo ou insalubridade, mas ainda receberá o respectivo adicional.

Licença-maternidade

Ainda, a gestante tem direito à licença-maternidade. Durante ela, deixa de prestar serviços temporariamente após o nascimento da criança, mas sem prejuízo ao salário.

A licença é, normalmente, de 4 meses. Todavia, caso o empregador seja filiado ao programa Empresa Cidadã, a trabalhadora terá direito ao afastamento por 6 meses.

Gestante tem direito a algum benefício do governo? Informe-se para ter auxílio na gravidez

Conheça outros direitos trabalhistas, assim como sociais e previdenciários, no App do Guia. Ele é gratuito e reúne informações e dicas importantes para a sua vida, confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça