Gestante tem direito a algum benefício do governo? Informe-se para ter auxílio na gravidez

11/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba se a gestante tem direito a algum benefício do governo e quais são os direitos resguardados às grávidas durante a gestação.

Publicidade

Gestante tem direito a algum benefício do governo? A gestação é um momento delicado e que acompanha, também, despesas adicionais. Elas são necessárias para que a mãe se prepare para receber a criança e garantir a qualidade de vida dela e seu desenvolvimento.

Diante de tudo isto, existem benefícios sociais que se destinem às gestantes? Quais são eles? Confira as respectivas respostas para essas perguntas e saiba valores e direitos aqui no Guia do Ex-Negativado.

Gestante tem direito a algum benefício do governo?

Sim, tem, mas apenas em alguns casos. Por exemplo, as gestantes que fizerem parte do Bolsa Família poderão receber um auxílio mensal de R$ 50 durante toda a gestação. O pagamento dele, porém, somente iniciará em junho, pois é uma novidade do programa.

Neste caso, então, a gestante deve ter registro no Cadastro Único e renda familiar per capita (por pessoa) de até R$ 218, sem contar o benefício do Bolsa Família.

Além disso, a gestante pode ter direito a algum benefício do governo estadual, decorrente de regras específicas do seu estado de residência.

Por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília possuem programas próprios que se destinam às gestantes.

Todos eles, contudo, referem-se à concessão de kits maternidade ou de enxovais para mães de baixa renda que fizerem o acompanhamento pré-natal na rede pública.

Por isso, confira se o seu estado ou seu município não possui um programa próprio para as gestantes.

Outros benefícios para as gestantes

Além dos tipos de benefício do governo aos quais a gestante tem direito, as grávidas também resguardam direitos previdenciários e trabalhistas.

Por exemplo, a gestante que possuir um emprego formal tem estabilidade no emprego durante toda a gestação e por 5 meses depois do nascimento da criança. Ou seja, neste período não pode sofrer dispensa sem justa causa.

Além disso, a gestante também tem direito à licença-maternidade, que é o afastamento das atividades laborais sem prejuízo ao salário. Neste período, ela recebe o salário-maternidade do INSS, que corresponde ao valor de sua remuneração mensal.

Aliás, desempregadas também podem ter direito ao salário-maternidade. Basta que no nascimento do filho elas ainda mantenham a condição de seguradas do INSS, o que pode decorrer do período de graça.

Leia também: Auxílio maternidade para desempregada: direito a salário mínimo em 4 parcelas; saiba pedir

Conheça outros direitos resguardados às mulheres e às gestantes no App do Guia. Ele é um canal gratuito e completo com informações sobre diferentes tipos de benefícios. Por isso, acesse e confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça