Golpe da Bíblia: a verdade sobre a mensagem que circula na Internet

Golpe da Bíblia – Nos últimos tempos, tem sido compartilhada novamente em diversas redes sociais informações sobre um suposto golpe conhecido como “golpe da Bíblia“. Ele estaria sendo aplicado durante chamadas telefônicas.

A Bíblia é um livro que tem um impacto profundo na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Para muitos, é mais do que um simples livro; é a Palavra de Deus, uma fonte de orientação espiritual, conforto e inspiração.

Ao longo dos séculos, ela tem desempenhado um papel central na vida de comunidades religiosas, moldando crenças, valores e práticas.

Além de seu significado religioso, a Bíblia também é estudada e apreciada por sua importância cultural, literária e histórica.

Mas será que agora criminosos resolveram fazer uso do livro para aplicar golpes ao telefone? Fomos em busca do que realmente existe sobre isso.

O que é o “golpe da Bíblia” que as mensagens dizem?

A mensagem que circula nas redes sociais sobre o suposto golpe da Bíblia, e, principalmente no WhatsApp, é exatamente essa:

“MENTES BRILHANTES NOVO GOLPE “Palavra do Senhor” Dinâmica do golpe:

1 – ligam perguntando se vc “permite” que a pessoa leia uma passagem da Bíblia?

2 – pergunta se vc “concorda” com aquela tal palavra?

3 – perguntam se vc gostou de ouvir a palavra?

4 – perguntam se vc aceita Jesus como seu salvador?

5 – agradecem e desligam… Com isso, as pessoas conseguiram gravar a sua voz dizendo: – permito – concordo – sim – aceito. Obs: algumas transações são efetivadas por msg de voz Cuidado, proteja seus dados!!!”.

Ou seja, a suposta mensagem afirma que existem golpistas realizando ligações com trechos da bíblia e pedindo à vítima que diga as palavras “permito”, “concordo”, “sim” e “aceito”.

Ao dizer essas palavras, os supostos golpistas poderiam usar a voz da vítima para ações ilícitas, como por exemplo contratar crédito em banco.

Mas o golpe que usa trechos da Bíblia é real?

Não! Por mais que existem inúmeros golpistas na Internet, o golpe da Bíblia simplesmente não existe.

E o motivo é que não há lógica nesse contexto apresentado para a engenharia do suposto golpe. Além disso, não há nenhum tipo de prova real de que uma pessoa tenha caído em alguma trapaça do tipo, tendo seus dados roubados por ter dito as palavras citadas acima.

Outro ponto importante a ser levado em conta é o modelo de mensagem geralmente usado em boatos na Internet (repleto de informações vagas, muitas vezes sem nexo, e com erros gramaticais).

Vale ressaltar ainda, que nenhum empresa de telemarketing ou bancos possui sistema de biometria por voz para realizar transações financeiras apenas por meio de ligações telefônicas.

Em outras palavras, não há maneiras de contratar empréstimo, financiamentos ou operações de crédito apenas por telefone usando apenas quatro palavras.

Existem sim alguns bancos que já oferecem sistema de comando de voz dentro dos seus aplicativos, porém, ao mesmo tempo, exigem passos bem mais complexos do que apenas falar quatro palavras.

Outro ponto a ser levado em consideração é que as instituições exigem a senha do usuário além do reconhecimento por voz.

É importante também frisar que o site boatos.org, especializado em desvendar farsas na Internet, também afirma que o golpe da Bíblia não passa de uma invenção para assustar pessoas.

Podemos dizer que a mensagem que circula online não passa de um boato. Não há qualquer relato real de que “mentes brilhantes” estão aplicando este tipo de golpe e tampouco há muito nexo na mensagem descrita por aí”.

Golpes que realmente existem na Internet

Agora que você já sabe que o golpe da Bíblia, na verdade, é um boato inventado para causar susto em pessoas desavisadas, é importante conhecer os golpes que realmente existem.

Leia mais sobre os principais golpes do momento e saiba como se prevenir:

Deixe um comentário