,

“Alerta Nubank: compra em análise”: Atenção ao golpe que “rouba” seus dados

01/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Golpe do alerta Nubank compra em análise: entenda como funciona e saiba se proteger para não cair nessa cilada!

Publicidade

Alerta Nubank compra em análise – No mundo digital, é cada vez mais comum encontrarmos golpes voltados para clientes de empresas conhecidas do mercado. E nesse contexto, o Nubank, por se tratar de uma instituição financeira popular no Brasil, é frequentemente alvo de golpistas que utilizam o seu nome para praticar crimes cibernéticos.

Uma dessas ações fraudulentas é, justamente, a mensagem de alerta de compra em análise no Nubank.

Portanto, é fundamental compreender o funcionamento dessas artimanhas, para, assim, adotar medidas de proteção e evitar cair em armadilhas.

“Alerta Nubank: compra em análise”: a engenharia do golpe

O golpe que usa a mensagem “Alerta Nubank compra em análise” é uma tática fraudulenta na qual os golpistas enviam comunicados falsos, geralmente por meio de SMS, e-mails ou até mesmo por ligações para os clientes do banco digital.

O golpe ocorre com o criminoso informando sobre uma suposta compra em análise, geralmente utilizando nomes de varejistas famosas como a Casa Bahia e o marketplace Mercado Livre.

O objetivo dessa ação é enganar clientes do Nubank e obter informações pessoais ou financeiras.

Em geral, o golpe ocorre de duas formas: com uma mensagem que diz que uma suposta compra está em análise ou que há uma compra suspeita em seu cartão de crédito do banco digital.

No fórum Comunidade Nubank, um dos usuários relata a abordagem dos criminosos:

“Estou recebendo diversas ligações falando sobre comprar no mercado livre e casas bahia no meu cartão do nubank, falando para apertar 1 ou 2 e depois redireciona para um atendente. Fazem de tudo para conseguir meus dados, nome e cpf, quando questiono o de como terem meu número e não terem os dados eles desligam, cuidado galera é golpe!”.

Como se proteger de golpes como o do Alerta Nubank compra em análise?

Existem diversas ações de segurança que devem ser levadas em consideração para se proteger de golpes como esses:

  • Não acredite em ligações, SMS ou e-mails com esse tipo de alerta. O Nubank garante não se comunicar dessa forma para cobrar débitos;
  • Verifique a autenticidade da mensagem: Sempre desconfie de mensagens de texto, e-mail ou chamadas telefônicas não solicitadas, especialmente se solicitarem informações pessoais ou financeiras.
  • Evite clicar em links contidos em mensagens suspeitas. Em vez disso, acesse o site oficial do Nubank, ou o aplicativo da conta;
  • Nunca compartilhe informações confidenciais: o Nubank afirma também que nunca solicitará informações confidenciais, como senhas ou códigos de segurança, por e-mail, SMS ou telefone;
  • Se você receber uma mensagem suspeita, entre em contato diretamente com o Nubank por meio dos canais oficiais de comunicação para relatar o incidente e verificar a autenticidade da transação;
  • Esteja ciente dos golpes mais recentes e compartilhe essa informação com amigos e familiares para ajudá-los a se proteger contra fraudes, acessando diariamente o Guia do Ex-Negativado.

O Nubank ainda oferece uma página voltada exclusivamente para denúncias, acessando o site oficial do banco.

A instituição financeira digital afirma que a página de denúncias não tem o objetivo de recuperar valores perdidos, mas pode auxiliar na identificação preventiva dos golpes e ajudar a impedir ações golpistas como essas no futuro.

Fique atento a esses outros golpes:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa