Golpe da tabela Pix: entenda como ele funciona e fique atento para se proteger

O golpe da tabela PIX não é uma novidade, mas continua vitimando muitas pessoas no Brasil. Não por acaso, nos últimos dias a Polícia Civil de Minas Gerais emitiu um alerta sobre a prática criminosa.

Por meio dela, criminosos convencem as vítimas a fazerem, voluntariamente, transferências de quantias diversas, com a promessa de que em contrapartida receberão valores maiores.

Contudo, a promessa não passa de uma falácia e, por isso, pode gerar grandes prejuízos. Para saber como funciona esse golpe e não se tornar uma vítima dele, acompanhe o Guia do Ex-Negativado e conheça mais sobre a prática.

O que é e como funciona o golpe da tabela Pix?

Embora existam variações da prática criminosa, geralmente ela ocorre da seguinte maneira: alguém divulga, nas redes sociais, uma tabela que compara o valor de depósito de um valor e o que se ganharia em troca.

Neste caso, a promessa é que se alguém fizer um depósito de um valor, pode dobrá-lo, triplicá-lo ou quadruplicá-lo. Segundo as postagens, primeiramente deve-se fazer um depósito em favor de uma conta; em seguida, então, o depositante receberia seu prêmio.

Todavia, o que ocorre é que após fazer o depósito, a vítima do golpe da tabela Pix não recebe nada em troca. Aliás, é comum que o perfil que até então divulgava a campanha bloqueie as vítimas ou seja desativado.

Aliás, cabe ressaltar que não raro os criminosos usam perfis hackeados de pessoas que você já conhece para aplicarem o golpe. Ou seja, se fazem passar por outras pessoas para ganhar a sua confiança.

Como reconhecer que se trata de um golpe?

Existem alguns indícios que podem ajudar você a reconhecer que se trata do golpe da tabela Pix e evitar ser vítima dele. Primeiramente, é necessário sempre ficar de olho em qualquer promessa de ganho fácil de dinheiro.

Afinal, não existe qualquer tipo de promoção do Pix ou de forma de multiplicação destes valores de maneira imediata. Aliás, na pior das hipóteses se trataria da prática de pirâmide, o que também é crime.

Além disso, fique atento(a) às chaves Pix que lhe são repassadas. Veja se o nome e o CPF presentes na chave batem com os da pessoa que deve receber a transferência.

Por fim, caso a divulgação de qualquer tipo de promoção, ação ou até mesmo arrecadação ocorra no perfil de um conhecido seu, busque contatá-lo de outras formas, por fora da rede social, como pelo WhatsApp. Assim, é possível confirmar sua idoneidade.

Fui vítima do golpe da tabela do Pix; o que fazer?

Neste caso, evite continuar tentando contato com o criminoso. O melhor a fazer é entrar em contato, imediatamente, com o seu banco para requerer o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Ele foi criado pelo Banco Central com a intenção de auxiliar as vítimas que eventualmente forem vítimas de golpes que envolvam as transferências pelo Pix.

Além disso, busque alertar seus amigos e familiares sobre o ocorrido, para que eles também evitem se tornar vítimas deste tipo de golpe, cada vez mais comum e que se apresenta em diferentes variações.

Fique de olho nas suas finanças e evite golpes

Para ficar sempre atento(a) ao que está acontecendo no mundo financeiro e evitar ser vítima de fraudes, como é o caso do golpe da tabela Pix, conte com o App do Guia.

Gratuito e completo, ele reúne uma série de ferramentas interessantes. Ali você encontra notícias sobre o mundo das finanças e sobre os seus direitos. Igualmente, dicas para poupar e investir, simuladores de empréstimo e tabela para anotar suas despesas.

Por isso, proteja seu dinheiro e invista no seu futuro. Baixe o aplicativo agora mesmo e confira tudo o que ele tem a oferecer para você!

Deixe um comentário