Horário de trabalho: quem entra às 8 horas deve sair que horas? Entenda

06/12/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como funciona o horário de trabalho? De que horas até que horas o trabalhador deve prestar serviços? Aprenda como contabilizar!

Publicidade

O horário de trabalho constitui tanto um dever do trabalhador, que deve cumpri-lo, quanto um direito dele, pois a lei impõe limites do número de horas diárias e semanais.

Ele pode se constituir de diferentes formas, de modo que não pode ultrapassar 44 horas contratuais semanais e nem 8 horas diárias. A extrapolação do horário contratual, aliás, dá direito às horas extras.

Mas como fica a questão sobre o início e o final da jornada? O que diz a lei sobre isso? Descubra as respostas aqui no Guia do Ex-Negativado.

Como funciona o horário de trabalho?

Conforme dito anteriormente, a lei impõe o limite de 44 horas semanais e 8 horas diárias.

Embora existam algumas exceções, como o trabalho de 12 horas que se alterna com 36 horas de descanso, este é o máximo de tempo de trabalho que pode ter previsão no contrato de trabalho.

A essas horas contratuais podem ser somadas horas extras. Contudo, como o nome já indica, são extraordinárias e, portanto, devem ser pagas à parte.

A lei permite até 2 horas extras diariamente.

O horário de trabalho, então, depende da previsão em contrato, da jornada (que pode ser de até 8 horas diárias) e da escala. Portanto, das necessidades da empresa.

Os contratos de trabalho podem ter, por exemplo, 6 horas diárias. Neste caso, o intervalo será de 30 minutos, ao menos.

Quando são de 8 horas diárias, permitem intervalo de ao menos 1 hora.

O intervalo, todavia, não soma como tempo de trabalho. Afinal, ele corresponde a uma interrupção na prestação de serviços.

Exemplos de horário de trabalho

Considerando uma jornada de 8 horas diárias, quem inicia às 8 horas da manhã deveria encerrar seu trabalho às 17 horas.

Ao total, são 9 horas, mas nele está incluso o intervalo de 30 minutos.

Por outro lado, quem inicia a jornada às 9 horas, mas presta serviços de apenas 6 horas, deve terminar a jornada ao menos às 15h30min. Novamente, o horário de intervalo (30 min) está incluso no total.

Em geral, o horário de trabalho dependerá sempre da jornada contratual e do que foi combinado com a empresa. Também, do tempo de intervalo e do início da jornada diária.

Como saber início e final da jornada

Vamos exemplificar para tornar ainda mais claro.

Suponha que você comece a trabalhar às 9h da manhã e tenha um contrato de 8 horas diárias, com um intervalo de 1 hora para o almoço.

  1. Início da jornada: 9h da manhã
  2. Horas contratuais: 8 horas
  3. Intervalo de almoço: 1 hora

Agora, some esses elementos:

  • Início: 9 horas + Contratuais: 8 horas+Intervalo: 1 hora = 18 horas.

Portanto, em um dia padrão, sem horas extras, você encerraria sua jornada às 18h.

Essa é a lógica básica para calcular o término da jornada de trabalho, considerando o tempo estipulado no contrato e os intervalos acordados. Lembre-se de ajustar os números conforme a sua situação específica.

Veja ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa