,

ICMS na Shein: empresa pagará imposto para consumidor; veja como aproveitar

20/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

ICMS na Shein: empresa pagará imposto para o consumidor. Entenda como funciona e saiba como aproveitar no app.

Publicidade

ICMS Shein – Uma das maiores empresas do e-commerce mundial na atualidade, a Shein aderiu ao Remessa Conforme, do Governo Federal, e já confirmou uma novidade positiva para os consumidores brasileiros.

Dentro do Remessa Conforme, a empresa chinesa afirmou publicamente que arcará com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em compras – mas não em todas.

O Guia do Ex-Negativado te explica com detalhes o assunto chamou a atenção dos consumidores brasileiros nessa semana e como fazer para aproveitar.

O que é a cobrança de ICMS na Shein?

Com a adesão ao programa de importação do Governo Federal, a Shein é uma das lojas que precisarão repassar pelo menos 17% do valor de cada compra para os estados através do imposto ICMS.

Ele é cobrado sobre o valor total da operação e, em geral, é recolhido pelo vendedor ou prestador de serviços, que posteriormente repassa o valor ao estado

Sabendo da obrigatoriedade da contribuição estadual de 17% nas compras de até 50 dólares, a empresa é quem define a forma de repasse, podendo fazer com que o próprio consumidor arque com o valor ou pagando por si própria.

ICMS na Shein: empresa já confirmou que pagará para o consumidor

No caso da Shein, está confirmado que nas compras de até 50 dólares (R$ 243), os brasileiros estarão livres de impostos, e ainda receberão as encomendas com mais agilidade.

Isso porque, o pacote chegará no Brasil com suas tarifas devidamente pagas e sem necessidade fiscalização aduaneira.

Ou seja, não sairá mais de Guarulhos (SP) para ir até Curitiba (PR) e, sim, diretamente para o destinatário.

Sendo assim, a Shein arcará com uma taxa de até R$ 41,30 para o consumidor brasileiro.

Mas a Shein NÃO arcará com o ICMS e taxa em compras mais altas

Já em encomendas cujo valor supere os 50 dólares, a Shein também confirma que não custeará as taxas.

Nesse caso, além do ICMS de 17%, o consumidor poderá pagar uma taxa de até 60% como imposto de importação sobre o valor já constando a alíquota da tributação estadual. Assim, a taxação pode ser de até 92%.

Como comprar na Shein sem taxas?

As compras continuam sendo pelo aplicativo ou pelo site da Shein, mas a própria empresa afirma que para uma melhor experiência é recomendável utilizar o app.

Ao adicionar os produtos desejados no carrinho, já constará o valor da tributação sobre a compra a ser feita.

Nesse caso, para comprar sem taxas é necessário gastar no máximo 50 dólares, como explicado anteriormente.

Leia também:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça