Call us now:
Não é de hoje, que o setor econômico discute sobre a importância de implementar o conceito ESG (que vem do inglês e significa responsabilidade ambiental, social e de governança), que tratasse de um conjunto de diretrizes e bom hábitos na gestão empresarial.
No entanto, segundo relatório realizado pela consultoria e auditoria Deloitte, os CEOS (Diretor Executivo) encontram grandes transtornos ao tentarem conciliar investimentos com ações menos impactantes ambientalmente.
Segundo a pesquisa realizada com 501 empresas brasileiras, 46% apontam dificuldade em equilibrar seus objetivos econômicos com a agenda ambiental; já 38% dizem que o maior desafio é identificarem as mudanças que precisam ser realizadas, enquanto 33% encontram dificuldades em implementar tópicos em sua estratégia empresarial.
As demais instituições apontam também que o baixo investimento do setor público e a dificuldade de financiar projetos e regularizar pendências, atrapalham a implantação do ESG.
Importância ambiental
Os entrevistados pela Deloitte, reconhecem a grande relevância de implementar políticas e práticas empresariais que contribuam para a agenda ambiental.
48% das empresas indicam que seus consumidores reconhecem tal importância, e que aproximadamente 50% de seus empregados concordam com o assunto,
Já 44% de seus clientes estão cientes da agenda ambiental e 48% dos seus investidores apoiam o tema.
Empresas que não se preocupam com a preservação ambiental, na diminuição dos impactos causados por suas atividades, na gestão de seus resíduos, uso de fontes renováveis, políticas de preservação climática e muitas outras ações, podem se tornar obsoletas.
Priorização das corporativas
Segunda o estudo, 21% das empresas aplicam investimentos para políticas, programas e ações que contribuam para a agenda ambiental, sendo que 13% pretendem realizar tais investimentos no futuro e 16% já aplicam capital para proteção, preservação e recuperação ambiental; já outros 13% realizam atividades de manutenção ambiental e de patrimônios históricos.
Uma das ações mais simples que podem ser realizadas pelas empresas para implementar o conceito ESG, é o de conscientizar seus colaboradores da importância de preservação do meio ambiente.
Das 501 empresas entrevistadas, 46% já conscientizam seus empregados e 39% delas utilizam insumos recicláveis e reaproveitados da sua própria linha de produção, outros 40% adotam e aplicam a política de zero desperdício, utilizando todos os componentes viáveis para a realização de suas atividades e 30% contratam fornecedores que possuam boas práticas, políticas e diretrizes que contribuam para preservação ambiental.
Para mais noticiais como essa acesse o Guia do Ex-Negativado, e receba diariamente as principais notícias do mercado financeiro e do mundo.