Leilão dos Correios é verdade? – A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, mais conhecida apenas como “Correios”, vem tendo seu nome vinculado a uma forte divulgação na Internet sobre um suposto leilão, que poderia beneficiar consumidores.
A suposta notícia que circula nas redes sociais desde o início de outubro de 2023 afirma que os Correios estão realizando leilões de produtos que, por sua vez, teriam sido perdidos, esquecidos ou que por algum tipo de irregularidade estariam sendo vendidos por custo baixo.
Mas será que é mesmo verdade? A própria empresa de entregas nacional se pronunciou sobre o tema.
Leilão dos Correios é verdade?
A resposta é não! Não existe nenhum tipo de leilão promovido pelos Correios em vigência neste momento.
O que existe são publicações falsas feitas por cibercriminosos, que buscam enganar pessoas que acreditam que estarão adquirindo um pacote repleto de smartphones ou outros tipos de produtos eletrônicos com baixo custo.
Em um dos exemplos publicados pelos golpistas, é publicada uma imagem falsa na qual afirma que é possível adquirir um lote de três smartphones (sendo dois Iphones e um Samsung) pelo preço de apenas R$ 286,28. O que, na verdade, não é real.
Em outras publicações, é divulgado que é possível adquirir um Iphone por R$ 117 no leilão.
Os links falsos são divulgados em redes sociais e WhatsApp e o levam para uma página falsa, onde o usuário paga pelo suposto lote de smartphones que não existe e sai no prejuízo.
Leilão dos Correios é GOLPE! Empresa esclarece o assunto
Em uma nota divulgada para a imprensa, a estatal de logística garante que toda e qualquer divulgação de leilões envolvendo o nome dos Correios não passa de um golpe.
“Os Correios esclarecem que não há leilão de refugo em andamento.
As alienações dos Correios são realizadas por meio de licitação, mediante publicação de edital, e em lotes, não por itens. Todas as informações oficiais são publicadas na página oficial dos Correios.
A empresa está tomando as medidas cabíveis quanto aos perfis nas redes sociais e na internet que utilizam de forma indevida a marca dos Correios em anúncios de leilões e/ou vendas que não têm qualquer relação com a empresa”.
O Guia do Ex-Negativado alerta que qualquer informação vinculada a algum órgão público deve ser conferida nos sites oficiais (com o domínio gov.br).
Não se deve acreditar somente em publicações feitas em redes sociais ou recebidas no WhatsApp.
Fique atento também: