Lula vai acabar com o saque-aniversário? Isso é bom ou ruim? Entenda

Lula vai acabar com o saque-aniversário? Esta é uma questão que surgiu logo no início do novo governo e que gera muitas dúvidas. Ela ganhou novas camadas com as últimas declarações de Luiz Marinho, na última terça (24) sobre a suspensão de novas inscrições.

O saque-aniversário foi anunciado em 2019 e entrou em vigor em 2020. Desde então, os trabalhadores que aderiram a ele têm direito a sacar uma parte do saldo do Fundo de Garantia anualmente.

Mas o que significa o seu fim? O Guia do Ex-Negativado traz todas as informações sobre o que se sabe do assunto até o momento. Continue lendo e confira!

Lula vai mesmo acabar com o saque-aniversário?

Ainda não há uma resposta definitiva para isso, embora o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já tenha dado indicativos sobre essa possibilidade.

O que se sabe até o momento sobre o final do saque-aniversário

Conforme Luiz Marinho, o governo estuda dar fim à modalidade de saque anual do Fundo de Garantia. O motivo seria o desvio que ela traz aos objetivos iniciais do FGTS.

Afinal, o Fundo de Garantia tem como finalidade a garantia de uma segurança aos trabalhadores que sofrem dispensa sem justa causa. Por outro lado, a adesão ao saque-aniversário impede o saque do FGTS na rescisão.

Além disso, os valores presentes no Fundo são utilizados para fins de projetos de infraestrutura e moradia, enquanto retidos. Com o saque-aniversário, então, sobrariam poucos recursos para isso.

Segundo Marinho, a intenção de Lula é acabar com o saque-aniversário. Isto, no entanto, ainda dependeria de uma reunião com o Conselho Curador do FGTS, que está prevista para 21 de março.

De acordo com o ministro do Trabalho, em entrevista ao GloboNews ontem, 24 de janeiro, a intenção é que o Conselho do Fundo de Garantia não permita novas adesões a partir de março de 2023.

Quais são as consequências do fim do saque-aniversário para quem já aderiu à modalidade?

Segundo Luiz Marinho, o fim do saque-aniversário não afetaria quem já aderiu a ele. Conforme declaração do ministro do Trabalho em entrevista à GloboNews na última terça (24),

“(…)os contratos que existem, não vamos criar distorção“.

Portanto, quem já aderiu à modalidade de saque do FGTS não sofreria qualquer tipo de mudança ou de impedimento ao resgate anual de parte do saldo.

Desse modo, o recebimento dos valores não seria afetado, de modo que a suspensão deles dependeria do cancelamento, pelo trabalhador, da adesão. Isso pode ocorrer após 25 meses da inscrição.

Afinal, Lula acabar com o saque-aniversário é bom ou ruim?

Essa é uma pergunta que não possui uma resposta única. Por um lado, o fim do saque-aniversário possui pontos positivos e, por outro, negativos. Confira quais são eles.

Pontos positivos do fim do saque-aniversário

Caso a proposta de Lula de acabar com o saque-aniversário tenha continuidade, os valores do Fundo poderão se voltar, com maior força, aos projetos de moradia popular e infraestrutura.

Igualmente, há a proteção do fator securitário do FGTS. Isto é, de se voltar para questões mais urgentes, como é o saque rescisão e o seu uso perante doenças graves ou para obtenção da casa própria.

Pontos negativos

Por outro lado, se Lula vai mesmo acabar com saque-aniversário, trabalhadores que ainda não aderiram a ele não poderão escolher por receber, anualmente, parte do saldo do FGTS.

Cabe ressaltar que o saque anual não é de todo o ruim. Com uma boa gestão financeira, ele pode ser muito bem utilizado. Sem ela, contudo, pode trazer problemas financeiros futuros, como no caso da rescisão do contrato e da suspensão de renda do trabalhador.

Conte com o App do Guia para fazer uma boa gestão do saque-aniversário

Caso você tenha feito a adesão ao saque-aniversário, saiba que o App do Guia pode ajudar você a fazer uma boa gestão dos valores do FGTS.

Nele você encontra, de forma completamente gratuita, dicas para poupar e investir, bem como para fazer boas escolhas financeiras. Além disso, ali você encontra ferramentas para simular empréstimos e financiamentos, bem como planilhas para controlar seus gastos.

Portanto, não perca tempo e baixe o aplicativo agora mesmo! Desse modo, conquiste uma relação tranquila com o seu dinheiro e tenha mais equilíbrio financeiro.

Deixe um comentário