,

Margem consignado 2023 do INSS: desconto máximo para crédito, taxa de juros e mais

14/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Margem consignado 2023 INSS: entenda o desconto máximo para empréstimos consignados ao longo desse ano. Confira!

Publicidade

Margem consignado 2023 do INSS – A margem consignável do INSS é uma porcentagem do valor do salário/benefício recebido por aposentados e pensionistas do que pode ser comprometida mensalmente para o pagamento de empréstimos consignados.

Por se tratar do fator limitante para empréstimos consignados, a procura sobre até quanto pode usar do benefício mensalmente costuma levantar dúvidas entre os próprios beneficiários.

Afinal de contas, qual é a margem para empréstimo consignado do INSS em 2023? Explicaremos aqui no Guia do Ex-Negativado os limites e a divisão da margem consignável, bem como taxas de juros aplicadas.

Margem consignado 2023 INSS: até quanto pode usar para empréstimos?

De acordo com as regras vigentes em 2023, a margem para consignado está na casa dos 45% do salário mensal.

Essa margem, entretanto, possui uma divisão específica entre produtos consignáveis.

São 35% destinados a empréstimo pessoal consignado; 5% para cartão de crédito consignado e 5% ao cartão de benefício consignado.

Recebo salário mínimo, quanto posso usar da margem do consignado?

Para aposentados e pensionistas do INSS que recebem um salário mínimo (R$ 1.320), houve um aumento na margem de consignação em maio, com o reajuste do piso nacional.

Sendo assim, a quantia máxima que se pode comprometer do salário mensal é R$ 462 para o pagamento de parcelas todos os meses.

Para quem recebe mais do que um salário mínimo, poderá gastar mais por mês com o pagamento de parcelas de empréstimos, de forma proporcional ao salário que recebe do INSS, não podendo passar de 35%.

Taxa de juros do empréstimo consignado para INSS 2023

Em março deste ano, foi definida a taxa de juros máxima 1,97% ao mês para contratos de empréstimos consignados para beneficiários do INSS.

As condições de pagamentos se mantêm, com o valor da parcela mensal sendo retirada automaticamente do benefício recebido.

Já o prazo de pagamento pode ser de até 72 meses.

Leia também: 

Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça