, ,

MEI pode receber seguro-desemprego (mas essa condição precisa ser observada)

27/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja quando o MEI pode receber seguro desemprego e quais são os requisitos para ter acesso ao benefício para desempregados.

Publicidade

MEI pode receber seguro-desemprego. Inclusive, vale ressaltar que muitas pessoas mantêm vínculo de emprego ao mesmo tempo em que atuam como microempreendedores.

No caso de dispensa, então, fica a expectativa quanto à possibilidade de receber o auxílio para desempregados. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como funciona.

MEI pode mesmo receber seguro-desemprego?

Sim, pode. De acordo com o portal oficial do governo federal, essa é uma possibilidade.

Independentemente de registro como microempreendedor individual – MEI e desde que preencha os requisitos da Lei nº 7.998, de 1990, entre as quais cita-se a exigência de ter sido dispensado sem justa de vínculo de emprego formalizado com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, terá direito ao seguro-desemprego.

Todavia, o mesmo portal ressalva que quando o empreendedor gerar, como MEI, renda suficiente para seu sustento e de sua família, ele perderá o acesso ao benefício.

Não terá direito ao seguro-desemprego o MEI que demonstrar renda própria suficiente à manutenção da família demonstrada na declaração anual simplificada da microempresa individual.

De forma geral, costuma-se considerar que uma renda mensal de R$ 1.320 (equivalente a um salário mínimo) é suficiente para tornar alguém inelegível para receber o seguro-desemprego.

No entanto, se a pessoa que é MEI tiver o pedido do seguro-desemprego negado, ela tem o direito de contestar essa decisão.

Nesse caso, é possível apresentar documentos que comprovem que as despesas da família são maiores do que a renda obtida. Isso pode servir como argumento para reavaliar a situação e potencialmente obter o benefício.

Outros requisitos para receber seguro-desemprego

O MEI pode receber o seguro-desemprego quando mantiver um vínculo de emprego e for dispensado sem justa causa, desde que não obtenha renda pelo micro empreendimento que possua.

Além disso, ele também precisa cumprir com o tempo mínimo de manutenção do contrato de emprego.

Isso varia de acordo com o número de vezes que o cidadão já requereu e recebeu o benefício.

Veja como funciona:

  • 1ª solicitação: 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses;
  • 2ª solicitação: 9 meses de trabalho nos últimos 12 meses;
  • 3ª solicitação: 6 meses de trabalho nos últimos 6 meses.

Desse modo, poderá receber o seguro-desemprego o MEI que:

  • Não obtiver, por meio do empreendimento, renda maior do que um salário mínimo;
  • Mantiver emprego formal e sofrer dispensa sem justa causa;
  • Cumprir com o tempo mínimo de trabalho antes da solicitação do auxílio para desempregados.

Confira também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa