Meu BPC foi aprovado: o que fazer agora? Orientações importantes para agir em seguida

08/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O que fazer quando o BPC é aprovado? Saiba onde sacá-lo, quando é a disponibilização e como acompanhar os primeiros pagamentos.

Publicidade

O que fazer quando o BPC é aprovado? A aprovação do benefício é comunicada ao solicitante por meio de Carta de Concessão, do mesmo modo como acontece com outros benefícios pagos pelo INSS.

O recebimento dela indica a liberação do benefício, mas ela não ocorre de maneira automática. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba como funciona e como agir.

BPC foi aprovado? Saiba o que fazer

O recebimento da Carta de Concessão do INSS que informa a aprovação do benefício assistencial é o primeiro passo para garanti-lo.

Depois do envio do documento, o pagamento do auxílio não é automático, todavia.

Ele ainda leva cerca de 45 dias para acontecer. Porém, é possível acompanhá-lo à distância.

Para isso, utilize o Meu INSS, portal previdenciário em que está disponível o extrato de pagamentos de benefícios diversos, tais como a aposentadoria, a pensão por morte e o BPC, inclusive.

Desse modo, assim que houver a liberação do valor, o beneficiário pode providenciar o saque.

O primeiro pagamento se dá com valores retroativos que consideram a data de apresentação do requerimento.

Onde sacar o primeiro pagamento do Benefício de Prestação Continuada?

Assim como acontece com os demais benefícios pagos pelo INSS, após aprovado o BPC o beneficiário deve fazer seu saque no banco e agência indicados na Carta de Concessão.

Após o primeiro pagamento, caso seja de interesse do beneficiário, é possível alterar o local de recebimento.

Em caso de troca de banco, requeira a mudança na nova instituição.

Por outro lado, caso se trate apenas de troca de agência, mantendo-se a instituição original de pagamento, o requerimento ocorre no mesmo local em que ocorre a primeira liberação.

Posso receber BPC e Bolsa Família ao mesmo tempo?

Sim, pode. Fazer o BPC e tê-lo aprovado não retira o direito da família de baixa renda de receber outros benefícios de natureza assistencial.

Basta que a família beneficiária preencha os requisitos de ambos os benefícios.

No caso do BPC, a renda per capita deve ser de até 1/4 do salário mínimo; já no Bolsa Família, de até R$ 218 por pessoa.

Aliás, o valor de cada benefício assistencial não entra no cálculo de renda para o outro.

Ou seja, não há consideração do valor do BPC (R$ 1.320) para a renda per capita para receber o Bolsa Família e vice-versa.

Veja: Empréstimo consignado para quem recebe BPC/Loas voltou; saiba quando solicitar

Não perca nenhuma novidade sobre os benefícios assistenciais disponíveis no Brasil! Baixe e acesse agora mesmo o App do Guia e conheça suas regras, possíveis beneficiários e como requerê-los.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa