,

Advertência por descumprimento de horário de almoço: atenção ao tempo e evite coisa pior

09/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Advertência por descumprimento de horário de almoço? Saiba se isso é possível e outras consequências por não cumprir o intervalo.

Publicidade

A advertência por descumprimento de horário de almoço é uma punição que não raro se aplica aos trabalhadores que não respeitam o tempo mínimo de intervalo. Mas há permissão para isso ou se trata de um abuso do empregador?

A resposta você confere no Guia do Ex-Negativado. Continue a leitura e saiba se é possível receber punições por descumprimento de intervalos e como os momentos de repouso no trabalho funcionam.

Posso levar advertência por descumprimento de horário de almoço?

Sim, pode. Especialmente quando o trabalhador cumprir intervalo inferior ao tempo mínimo que a lei ou as convenções coletivas da categoria estabeleçam.

Isso acontece porque é uma obrigação do empregador fiscalizar o cumprimento, pelo trabalhador, das regras de trabalho, o que se aplica inclusive quanto ao gozo do tempo de descanso.

Aliás, quando o trabalhador não cumpre o tempo mínimo de intervalo o empregador deve pagar o período não cumprido. Portanto, isso gera prejuízos para ele.

Cuidado! Advertência por descumprimento de horário de almoço não é a única punição aplicável

A advertência corresponde à punição mais branda das relações trabalhistas.

Todavia, quando a atitude faltosa se repete, o empregado fica suscetível a penalidades maiores.

Por exemplo, ele pode ser alvo de suspensão pelo patrão.

Caso o descumprimento das regras de trabalho se repitam outras vezes, é possível até mesmo sofrer uma dispensa por justa causa.

Qual é o tempo mínimo de intervalo de alimentação e descanso?

O tempo mínimo varia de acordo com a jornada que o trabalhador cumpre. Veja como fica de acordo com a lei:

  • Até 4 horas diárias: sem intervalo;
  • Até 6 horas diárias: 15 minutos de intervalo;
  • Acima de 6 horas diárias: 1 hora de intervalo.

Além disso, a norma permite que as convenções coletivas – negociações entre sindicatos patronais e de empregados de uma categoria – estipule outros períodos mínimos de repouso em meio à jornada.

Todavia, essa estipulação não é livre. A lei prevê que em jornadas superiores a 6 horas diárias o intervalo mínimo de almoço será de 30 minutos.

Leia: Horário de almoço conta como hora trabalhada? Entenda o horário reservado ao intervalo

Conheça mais sobre as regras que se aplicam aos contratos de emprego e sobre os direitos dos trabalhadores. Baixe e acesse o App do Guia e conheça benefícios, oportunidades de renda, dicas sobre finanças e muito mais!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça