Meu PIS não caiu na conta bancária: informações sobre o destino do dinheiro e como resolver

Por que meu PIS não caiu na conta? Essa costuma ser uma das dúvidas mais comuns entre os trabalhadores no dia seguinte ao pagamento de uma rodada de abono salarial. Ontem, quinta-feira, 15 de junho, o governo federal repassou, por meio da Caixa Econômica Federal, como sempre ocorre, o benefício conhecido como PIS para os trabalhadores da iniciativa privada.

Como a Caixa Econômica repassa o PIS

O valor referente ao abono salarial é enviado pela Caixa através de formas diferentes para quem é cliente ou para quem não é.

Quem já é correntista ou tem conta poupança aberta na Caixa, recebe diretamente no saldo, sem precisar fazer nada.

Já os trabalhadores que não são clientes da Caixa recebem diretamente pelo Caixa Tem, que é um aplicativo utilizado para movimentar a poupança digital do banco.

E no caso de quem tem conta aberta no banco e não recebeu o PIS, o que pode ter ocorrido? É o que o Guia do Ex-Negativado explica abaixo.

Por que meu PIS não caiu na conta? Saiba como resolver o problema

Antes de buscar uma solução, é fundamental ter certeza de que cumpre todos os requisitos estipulados pela lei do abono salarial (explicaremos em um tópico abaixo).

  • Falha no Elos Pis/Pasep ou incompatibilidade de cadastro

Esse problema pode ser uma incompatibilidade no sistema de cadastro, como por exemplo, uma falha nos elos PIS/Pasep no aplicativo Meu INSS, que resulta em impedimento.

No entanto, se seus dados estiverem corretos no aplicativo Meu INSS, então a falha deve estar no sistema da Caixa Econômica Federal, o banco responsável pelo repasse dos valores.

Para resolver essa questão, a principal recomendação é entrar em contato com o serviço Caixa Cidadão pelo número 0800 726 0207, ou comparecer pessoalmente a uma agência do banco.

  • Dinheiro pode estar no Caixa Tem

Também é possível que a Caixa tenha entendido que a sua conta não está ativa e, por isso, enviou para o Caixa Tem (pode estar lá, vale a pena conferir).

  • Ausência de registro na RAIS

Outra possibilidade, essa mais comum, é não estar registrado na RAIS pelo empregador, o que faz com que descumpra um dos requisitos básicos.

Já nesse caso, somente o empregador poderá te registrar para ainda receber o benefício.

Quem pode receber abono salarial PIS/Pasep?

Os critérios para receber são esses:

  • Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base em questão;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o período trabalhado; e
  • Estar cadastrado no Pis/Pasep há cinco anos e;
  • Ter seu nome na inscrito na RAIS/e-Social pelo empregador.

Leia mais: Como transferir o abono salarial (PIS/PASEP) para outra conta: confira passo a passo

Caso você tenha cumprido com todos os requisitos e, ainda assim, não tenha recebido seu devido valor, você tem o direito de entrar com um recurso para tê-lo em mãos. Se quiser entender mais sobre isso, é só clicar na matéria abaixo:

Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos.

E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.

Deixe um comentário