Call us now:
Muito se fala do uso da música clássica para trabalhar e para estudar. De acordo com os adeptos, ela ajuda no aumento da concentração e até mesmo da produtividade.
Mas será que isso é realmente verdade? Descubra a verdade no Guia do Ex-Negativado e veja como o uso de música pode ajudar você no seu desempenho e bem-estar.
O uso de música clássica para trabalhar realmente ajuda?
Sim, pois é isso que diversos estudos nacionais e internacionais apontam (mais abaixo no texto, você vê mais sobre isso).
De acordo com eles, são inúmeras as vantagens à saúde e ao bem-estar que podemos obter com a ajuda de música.
A música, no geral, é capaz de nos motivar e de aumentar a nossa atenção ou disposição. Contudo, quando falamos de clássica, os benefícios à vida profissional e estudantil são ainda maiores.
Por isso, o aumento do número de pessoas que prefere trabalhar com fones de ouvidos, ouvindo música 100% do tempo de expediente, cresce cada vez mais.
Ao mesmo tempo, cresce o interesse das empresas no uso deste tipo de subterfúgio. Afinal, no fim das contas são elas que saem ganhando com esse aumento de produtividade.
Quais são os benefícios de ouvir música clássica para trabalhar?
São muitas as vantagens que são elencadas como decorrentes do uso de música clássica na rotina profissional e estudantil.
Dentre eles estão, por exemplo, o aumento da memória. Foi isso que concluiu, segundo o Daily Mail, um estudo italiano promovido pela Sapienza University of Rome.
O estudo, que aconteceu apenas com composições de Mozart, detectou o aumento das atividades cerebrais dos participantes enquanto expostos às músicas.
Já um estudo da Universidade de Maryland chegou à conclusão de que o uso de música clássica para trabalhar aumenta a produtividade por tornar atividades repetitivas menos maçantes.
- Produtividade no trabalho: estudo revela que elementos da natureza impactam o ambiente
- Brasil adota a semana de trabalho de 4 Dias: 20 empresas participarão
Além disso, outros estudos apontam para outros poderes interessantes da música clássica. Segundo eles, ela ajudaria a diminuir a pressão arterial, melhoraria a qualidade do sono e aliviaria dores.
Por isso, não faltam motivos para o uso de música clássica no seu dia a dia, independentemente se para fins de trabalho ou simplesmente para curtir o momento.
Playlists para usar durante o trabalho e os estudos
Uma vez que são muitos os benefícios do uso da música clássica para trabalhar, que tal aproveitar algumas playlists que já estão disponíveis online com seleções incríveis?!
Confira algumas em diferentes plataformas:
Outras músicas para trabalhar
Além da música clássica para trabalhar, outros estilos também podem ser bastante úteis no seu dia a dia.
Por exemplo, para uma leitura longa e mais rápida, aposte em músicas animadas.
O pop é indicado também para quem trabalha com análise de dados, uma vez que aumenta a disposição.
Por outro lado, quando você está aprendendo uma nova atividade ou trabalha com algo que envolve linguagem – como escrita – o ideal é evitar músicas com letras.