Não recebi décimo terceiro; o que fazer?

Não recebi décimo terceiro, o que fazer? Ontem, 30 de novembro, encerrou-se o prazo para o pagamento da primeira parcela do 13° salário de 2023.

A data-limite para pagamento é estipulada por lei, mas isso não garante o seu respeito. Não raro, empresas atrasam o salário extra anual.

Neste caso, cabe ao trabalhador ir atrás de seus direitos. Afinal, o 13° tem garantia legal e, por isso, não pode ser afastado.

O que fazer se não recebi o décimo terceiro?

Quem não recebeu a primeira parcela do 13° salário conforme o prazo legal tem algumas possíveis ações para garantir seus direitos. São elas:

  • Negociação com o RH da empresa;
  • Apoio sindical;
  • Denúncia no Ministério do Trabalho.

Negociação e cobrança junto ao RH

A primeira coisa a fazer, ao perceber que você não recebeu o décimo terceiro, é buscar o departamento de Recursos Humanos da sua empresa.

Informe o não recebimento dos valores e busque se informar de quando eles serão pagos.

Além disso, é possível solicitar que o pagamento se dê com o acréscimo de juros, pois ele não aconteceu em época própria.

Apoio sindical

Outra possível solução para quem não recebeu o décimo terceiro dentro do prazo legal é buscar o sindicato de sua categoria.

Ele é responsável por defender os direitos e interesses dos trabalhadores. Uma vez que o direito de recebimento do 13° foi infringido, cabe ao sindicato atuar.

Denúncia no Ministério do Trabalho

Por fim, também é possível denunciar a empresa junto ao Ministério do Trabalho. A denúncia é online e, portanto, não requer que o trabalhador se desloque.

Para fazê-la, acesse este site. Em seguida, clique em “Iniciar”. Então, aguarde o redirecionamento de página.

Logo depois, clique em “Acessar formulário” e o preencha com informações sobre a empresa e sobre o ocorrido.

Ainda não recebi o décimo terceiro, o que fazer?

Se mesmo ao buscar ajuda com órgãos sindicais e públicos você não obtiver o valor do 13°, saiba que é possível buscar seu pagamento na Justiça do Trabalho.

Para isso, conte com o apoio de um advogado trabalhista. Ele poderá orientá-lo quanto aos seus direitos e o que é necessário para acessá-los.

Recebi apenas parte do décimo terceiro, o que aconteceu?

Neste caso, não se preocupe. De acordo com a lei, o pagamento do décimo terceiro que deve ocorrer até o dia 30 de novembro se refere apenas à metade dele.

Ou seja, haverá um novo pagamento com o restante da parcela. Ele deve acontecer até o dia 20 de dezembro.

Sobre ele ocorrerão descontos de INSS e IRRF em relação a todo o 13° salário, e não apenas a segunda parte do salário extra.

Deixe um comentário