Trabalhei por 6 meses, quanto recebo de décimo terceiro salário? O pagamento da remuneração adicional de 2023 se aproxima.
Até o final deste mês de novembro, todos os trabalhadores formais deverão receber a primeira parcela do 13°, enquanto a segunda será paga até o dia 20 de dezembro.
Os valores da bonificação extra variam de acordo com cada trabalhador. Eles dependem do tempo de serviço no ano corrente e, também, da remuneração mensal.
Trabalhei por 6 meses, quanto recebo de décimo terceiro?
O valor do 13° é proporcional ao salário e ao tempo de vínculo de emprego que o trabalhador manteve com a empresa, no ano corrente. Ou seja, em 2023.
Para cada mês trabalhado em que o vínculo de emprego durou ao menos 15 dias, ele garante 1/12 do salário para fins de décimo terceiro.
No caso de quem trabalhou por 6 meses, receberá para fins de décimo terceiro salário 1/2 salário extra.
Basta dividir o salário por 12 e, depois, multiplicar o resultado pelo número de meses de trabalho neste ano.
Além disso, contudo, existem alguns reflexos que recaem sobre o 13° salário.
Por exemplo, os valores de horas extras, assim como de adicionais que fazem parte da remuneração (insalubridade, periculosidade, etc.) geram adições ao valor do décimo terceiro.
Qual é o valor da primeira parcela de décimo terceiro?
O pagamento do 13° salário se dá em duas partes, tradicionalmente.
Enquanto a primeira deve ser paga até 30 de novembro, a segunda tem como data-limite 20 de dezembro.
O valor da primeira parcela corresponde, por sua vez, à metade do valor que o trabalhador receberá de décimo terceiro, por 6 meses de trabalho.
Dentro deste exemplo, então, a primeira parcela corresponderá a 1/4 do salário que o empregado recebe todos os meses.
Qual é o valor da segunda parcela do décimo terceiro?
Vamos simplificar a segunda parcela do décimo terceiro.
Imagina que o décimo terceiro é um bolo, e a primeira parcela é metade dele. Agora, a segunda parcela seria a outra metade, certo? Parece simples, mas aí entram uns ajustes.
Esses ajustes são descontos, e eles são parecidos com aqueles que já conhecemos nos salários normais, tipo INSS e Imposto de Renda (IRRF).
A diferença é que esses descontos não pegam apenas a segunda parcela, eles olham para o bolo inteiro do décimo terceiro.
Quanto vai ser descontado? Depende do tamanho do seu bolo, ou seja, do valor do seu salário. Se você ganha mais, os descontos serão maiores, porque são proporcionais ao que você ganha.
Então, resumindo, a segunda parcela é como a outra metade do bolo, mas essa metade sofre uns cortes que consideram todo o valor do décimo terceiro que você recebeu durante o ano.
- Décimo terceiro BPC/Loas: existe data, valores ou alguma novidade?
- Bolsa Família paga décimo terceiro em 2023? Governo se pronunciou? Veja
Quando surgiu o 13º salário e sua importância
Em 13 de julho de 1962, o presidente João Goulart assinou a legislação que, por sua vez, instituiu o décimo terceiro salário no Brasil.
O recurso, portanto, também conhecido como “gratificação natalina”, é um benefício anual concedido aos trabalhadores brasileiros.
Essa bonificação tem um papel significativo na vida financeira dos trabalhadores, permitindo o planejamento de gastos com as festividades de fim de ano e proporcionando uma reserva financeira. Também contribui, efetivamente, para a movimentação da economia.