Call us now:
NIT e PIS são a mesma coisa? Existem diversas siglas que representam inscrições trabalhistas, sociais e previdenciárias. Justamente por essa pluralidade, é comum que surjam dúvidas quanto a cada uma delas, seus significados e para o que servem.
Em alguns casos, alguns números serão coincidentes, embora representem mais de um tipo de inscrição. Para evitar confusão e entender como isso funciona, continue a leitura e saiba mais sobre essas siglas no Guia do Ex-Negativado.
NIT e PIS são a mesma coisa?
Não. Embora semelhantes, as siglas não são coincidentes. Apesar disso, têm o mesmo número, o que é um prato cheio para gerar confusões. Para entender melhor, veja o que é cada uma dessas siglas e quando elas são geradas para o trabalhador.
O que é PIS? Saiba porque ele não é a mesma coisa que o NIT
PIS corresponde à sigla para Programa de Integração Social e se refere aos trabalhadores da iniciativa privada. Sua criação se dá junto à obtenção do primeiro emprego pelo cidadão. Desse modo, a inscrição passa a valer a partir da primeira anotação de vínculo em CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Além disso, o PIS também representa um benefício, em si. Ele é o abono salarial e paga, anualmente, até um salário mínimo extra por trabalhador. Neste ano está em curso a liberação do auxílio que tem por ano-base 2021.
Confira também: Tabela do PIS atualizada para os próximos pagamentos: veja datas e valores para saque
O que é NIT?
Enquanto o PIS é um registro do trabalhador com vínculo em carteira de trabalho, o NIT representa os trabalhadores autônomos. Ele é o Número de Identificação do Trabalhador e sua geração ocorre na Previdência Social, em razão das contribuições ao INSS feitas pelo autônomo.
Portanto, o PIS e o NIT não são a mesma coisa. Todavia, o número dos registros coincide quando o trabalhador formal passa a ser autônomo ou, então, quando o autônomo conquista um emprego formal.
E o NIS, o que é?
Ainda, existe uma terceira sigla que pode causar dúvidas. Ela se refere ao NIS, que é o Número de Identificação Social. Ele serve para o pagamento de programas sociais, tais como o Bolsa Família e é criado quando o beneficiário não possui PIS. Contudo, caso venha a ter um emprego, o PIS será igual ao NIS.
Quer saber mais sobre seus registros, benefícios e direitos? Então conheça o App do Guia! Gratuito, o aplicativo reúne informações e dicas que podem mudar a sua vida para melhor. Por isso, não deixe de conferi-lo!